Presidente da China fez declaração em desfile militar que celebrou os 80 anos da vitória contra o Japão
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quarta-feira (3/9) que o mundo está diante de uma “escolha entre paz e guerra”. A declaração foi feita durante o maior desfile militar da China, realizado em Pequim, e contou com a presença de líderes internacionais, incluindo Vladimir Putin e Kim Jong-un.
O evento marcou os 80 anos da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês, após a rendição formal do Japão na Segunda Guerra Mundial. Ao todo, 22 chefes de Estado e de governo participaram da cerimônia.
Em seu discurso, Xi destacou que a humanidade enfrenta o dilema entre “diálogo ou confronto” e “ganhos mútuos ou jogos de soma zero”. Segundo ele, o povo chinês “está firmemente do lado certo da história” e a China continuará a se apresentar como grande nação comprometida com o desenvolvimento pacífico.
O desfile foi transmitido pela TV estatal chinesa, exibindo símbolos de paz em telões gigantes, enquanto milhares de bandeiras vermelhas eram agitadas pela multidão em celebração ao aniversário histórico.