Decisão foi tomada depois da recusa de Elon Musk em nomear um representante para a rede social em território nacional, o que não é permitido pela lei brasileira; veja outros países onde o X é proibido
O X (antigo Twitter) foi suspenso do Brasil na madrugada deste sábado (31) após decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A medida foi tomada depois de Elon Musk, bilionário dono da rede social, ter demitido o time inteiro da rede social em território nacional e não ter cumprido a ordem de nomear um representante para ela. Por enquanto, não há um prazo para que os serviços sejam retomados e a rede está oficialmente fora do ar. Quem usar uma VPN para conectar, inclusive, está sujeito a uma multa de R$ 50 mil. Entretanto, o Brasil não é o único país a não ter acesso ao X. Veja, a seguir, mais detalhes sobre a decisão e os territórios onde a rede é proibida.
Os países onde o Twitter é proibido
A decisão do STF coloca o Brasil em uma lista de países onde a rede social é proibida. São eles: China, Coreia do Norte, Irã, Mianmar, Rússica e Turcomenistão. Além destes, a Nigéria também chegou a implementar um bloqueio à rede, mas acabou suspendendo a proibição após alguns meses. No caso dos dois primeiros, o motivo para isso se dá por conta do controle dos governos em relação às redes sociais e à Internet. O mesmo pode ser dito em relação ao Irã, que baniu as redes para evitar protestos contra o governo.
Mianmar, por outro lado, sofreu um golpe militar em 2021 e, desde então, bloqueia o X. No Turcomenistão, também há uma política rigorosa de controle da Internet e todas as informações são feitas por meio de redes estatais. Por fim, na Rússia, algumas redes como o X, Facebook e Instagram são banidas desde o início da guerra contra a Ucrânica, em 2022.