Na próxima vez que você se preocupar com o fato de jovens adultos passarem muito tempo no TikTok, considere que eles podem estar apenas estudando para as provas finais.
A partir do próximo ano, uma universidade na Irlanda oferecerá um diploma de bacharel em artes em influência . Os cursos incluem gestão de crises, relações públicas, estudos de celebridades, psicologia social e edição de vídeo e áudio. Várias dezenas de estudantes participarão da turma inaugural em 2024, na esperança de uma vantagem em uma profissão feroz e voltada para a atenção, que pode ser lucrativa se bem-sucedida, embora ainda volátil.
Irene McCormick, professora sênior da South East Technological University (SETU) em Carlow, Irlanda, que co-projetou o diploma, disse ao The Washington Post que embora cursos mais curtos tenham sido oferecidos antes, a universidade é provavelmente a primeira em todo o mundo, a oferecem um diploma especificamente adaptado para a economia influenciadora.”
Um curso universitário inédito agora ensinará aos aspirantes a influencers a arte de criar conteúdo em apenas três anos. A pegada? O programa exclusivo da Geração Z está disponível na South East Technological University em Carlow, na Irlanda.
A faculdade já ofereceu “Digital Hustle”, um curso intensivo de verão ministrado por TikTokers virais e especialistas da área, nos últimos dois anos, mas não conseguia cobrir adequadamente as muitas facetas da indústria como um curso de graduação faria.
“Sabíamos que havia espaço e necessidade para isso, só precisávamos transformar o curso em bacharelado e ratificá-lo”, disse Irene McCormick, professora sênior da universidade, ao Washington Post.
O diploma de bacharel em artes promete aos futuros alunos a chance de transformar seu hobby de tempo de tela em uma carreira, tornando-se especialistas em teoria e uso de mídia social enquanto aprendem como se conectar com grupos demográficos-alvo on-line.
“Uma coisa que é realmente ótima em dar aulas na faculdade é que estou ensinando nativos digitais – eles vivem e respiram essas coisas”, disse Tom Hafen, professor de gerenciamento de marca na era digital da Universidade de Columbia, ao The Post.
Em vez de explicar a execução – como postar no Instagram ou montar um TikTok – ele pode se concentrar nas teorias por trás da publicidade de influenciadores.