Adolescente autista produz curta-metragem e ganha prêmio de melhor ator em festival no DF

Gabriel Batista, de 15 anos, escreveu roteiro e estrelou ‘Os Gabriel’. Em cena, jovem revela cinco de suas personalidades enquanto conversa com público.

Gabriel Batista, jovem autista e aluno do 6º ano do CEF 01 de Planaltina, no Distrito Federal, ganhou o prêmio de melhor ator do IV Festival de Curtas das Escolas Públicas de Planaltina. Além de atuar, o adolescente de 15 anos escreveu o roteiro de “Os Gabriel“.

No filme, ele diz que revela cinco de suas personalidades: “Gabriel normal”, “emo”, “empolgadão”, “bombado” e “neurótico” – e as disseca, conversando com o público.

A escola, conhecida como “Centrinho”, inscreveu três filmes no festival e levou seis prêmios na cerimônia realizada no dia 20 de outubro: melhor filme, melhor roteiro, melhor atriz, melhor ator, melhor montagem e melhor fotografia.

‘Os Gabriel’

De acordo com Marcus Martins, professor e coordenador da TVcentrinho, projeto de audiovisual do CEF 01, a ideia do curta surgiu quando Gabriel contava ao professor sua própria história. O professor lembra que “aquilo já era um roteiro pronto”.

Gabriel, que já participava de peças teatrais em outra escola, viu ali uma oportunidade de realizar o filme. O jovem está no 6º ano do ensino fundamental e conta que gosta de atuar.