Mais de 200 imagens do fotógrafo brasileiro ficarão expostas até 13 de outubro no Salone degli Incanti, em Trieste, na Itália
Desde 2002 a illycaffè, líder mundial em café sustentável, possui forte ligação artística com Sebastião Salgado, quando, através da sua máquina fotográfica, deu vida ao projeto “Scent of a Dream”, uma viagem fotográfica por 10 dos países onde a illy compra os grãos que compõem seu blend exclusivo 100% Arábica, imagens que depois foram reunidas em um livro.
Mais uma vez essa parceria é retomada com o apoio à exposição “Sebastião Salgado. Amazônia”, que ficará aberta ao público até 13 de outubro, no Salone degli Incanti, em Trieste, na Itália.
A exposição, que reúne mais de 200 fotografias, é uma oportunidade para admirar a incrível riqueza e variedade da Floresta Amazônica, registrada através de um projeto global que durou sete anos.
São imagens com paisagens de tirar o folego, como belíssimas cascatas, a cultura e o modo de vida dos povos indígenas, tudo registrado de forma emocionante sob o olhar de Sebastião Salgado.
A exposição pede uma reflexão sobre a necessidade de proteger esta importante e preciosa região brasileira. Para o ícone da fotografia, Sebastião Salgado, ao partilhar a beleza da natureza e dos habitantes da floresta, a exposição também poderá propor um apelo às ações que possam proteger a Amazônia, o coração verde do nosso planeta, juntamente com as comunidades indígenas.
“O meu desejo, com todo o meu coração, com toda a minha energia, com toda a paixão que tenho, é que daqui a 50 anos esta exposição não pareça um testemunho de um mundo perdido. A Amazonia deve continuar a viver – e, ter sempre no seu coração, os seus povos indígenas”, afirma o mestre brasileiro.
Ao chamar a atenção para a beleza incomparável desta região, Salgado quer protege-la juntamente com os seus habitantes. Toda a humanidade tem a responsabilidade de cuidar deste recurso universal, o pulmão verde do mundo, e dos seus guardiões.
Lélia Wanick Salgado, companheira de trabalho e de vida do fotógrafo, é responsável pela curadoria e cenografia da exposição. “Ao conceber a exposição, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, integrado à sua exuberante vegetação e com o quotidiano dos povos indígenas. Minha ideia era apresentar essas imagens, acompanhadas de textos relevantes para ressaltar a beleza dessa natureza e de seus habitantes, bem como sua dimensão ecológica e humana, elementos tão ameaçados atualmente e que é essencial proteger e preservar”, comenta Lélia.
A visita é acompanhada por uma faixa áudio imersiva especialmente criada para a exposição por Jean-Michel Jarre, que dá vida aos sons da floresta tropical. Com uma verdadeira sinfonia deste universo composta pelos sons da floresta – o farfalhar das árvores, os gritos dos animais, o canto dos pássaros e o som da água que jorra do alto das cachoeiras – a exposição também recupera a voz e os cantos dos povos indígenas.
Mais uma vez, a illycaffè partilha com o fotógrafo brasileiro os valores da sustentabilidade e as escolhas responsáveis que já os uniram no passado. Comprometida em mitigar os efeitos das mudanças climáticas em toda a cadeia de fornecimento, começando pelo cultivo do café, a illycaffè promove o modelo sustentável de agricultura regenerativa, que permite regenerar naturalmente o solo e reduzir as emissões de CO2. Este tipo de cultivo também contribui para a melhoria da saúde do ecossistema, graças ao aumento da biodiversidade das espécies utilizadas para cobertura e dinâmica do solo.
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede de cafés illy de marca própria tem 190 pontos de venda em 34 países.