‘Situação é preocupante’, diz enfermeira sobre vacinação no DF

Até a presente data, 25, foram aplicadas pouco mais de 49.480 doses do imunizante contra poliomielite em crianças de 1 a 4 anos. Cobertura vacinal da campanha está em 30,9%, meta é 95%.

A cobertura vacinal na campanha contra poliomielite no Distrito Federal está em 30,9%. A meta da campanha, que começou no dia 8 de agosto, era de vacinar 95% das crianças, no entanto, até esta sexta-feira (23), apenas 49.480 crianças entre 1 e 4 anos receberam o imunizante.

Segundo a Secretaria de Saúde, em Brasília, cerca de 160 mil crianças estão na faixa etária de 1 a 4 anos e 11 meses. Para que os pais levem os filhos aos postos, a campanha foi prorrogada até o dia 30 de setembro. A enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde do DF alerta para a importância da imunização.

“A situação é muito preocupante e um dos fatores é a falta de conhecimento sobre a própria doença. As pessoas acham que ela deixou de existir mas, sem cobertura vacinal, o risco de voltar é grande. O vírus ainda circula pelo mundo”, diz Fernanda Ledes.

A vacina contra poliomielite é aplicada durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As campanhas são realizadas para reforçar a importância da imunização, mas a procura está caindo a cada ano.