Processo público inicia nesta quarta-feira (21) e pode ser acompanhado pela população até 28 de setembro. Procedimento garante ao eleitor que voto registrado na urna seja computado de forma totalmente segura.
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) começa, nesta quarta-feira (21), a lacrar as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições 2022. O procedimento garante ao eleitor que voto registrado na urna seja computado de forma segura.
A cerimônia começa às 8h, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, no Setor de Garagens Oficiais, em Brasília, com a presença do presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, e outras autoridades. A lacração das urnas vai até o dia 28 de setembro, e pode ser acompanhado pela população.
De acordo com o TRE-DF, serão realizadas a inserção dos dados dos eleitores e dos números dos candidatos que concorrem a todos os cargos políticos, além da carga da bateria das urnas. “Para evitar qualquer tipo de problema no dia da votação”, diz o assessor do tribunal, Fernando Veloso.
A cada dia, serão lacradas cerca de 1 mil urnas, totalizando aproximadamente 7,7 mil equipamentos. As urnas só serão abertas no dia das eleições.
O primeiro turno é em 2 de outubro. Os eleitores deverão escolher o presidente da República, o governador, um senador, um deputado federal e um deputado distrital.