1/3 dos brasileiros são analfabetos funcionais

Segundo dados do levantamento do Serviço Social da Indústria (SESI), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2019, 1/3 da população brasileira é analfabeta funcional.  

Isso significa que essas pessoas conseguem ler, escrever, realizar operações matemáticas, por exemplo, porém possuem dificuldades de compreensão e interpretação de textos e na hora de calcular.  

Reflexo das desigualdades educacionais no país, o analfabetismo funcional pode impactar no dia a dia dos brasileiros, principalmente na busca por um emprego e crescimento da carreira.  

Quem fala com propriedade sobre o tema é o especialista na elaboração de dicionários, Luiz Antonio Sacconi. Ele acaba de lançar o livro “Nosso Português do Dia a dia” que esclarece as principais dúvidas sobre a língua portuguesa. 

O livro revela tudo que você precisa saber sobre a língua portuguesa

Erros primários de gramática e ortografia estão entre as principais justificativas dos recrutadores para descartar currículos durante entrevistas de emprego. São muitos os candidatos que perdem vagas porque não fazem bom uso da língua portuguesa. Quem sofre com este dilema tem agora um novo aliado no livro Nosso Português do Dia a Dia, lançamento da Matrix Editora, escrito pelo especialista na elaboração de dicionários, Luiz Antonio Sacconi.

Com linguagem irreverente, observações ácidas e comentários divertidos, Sacconi dialoga com o leitor ao responder dúvidas de português comuns do dia a dia. “Posso escrever tanto quatorze quanto catorze?”, “Qual a diferença entre seção e sessão?”, “Quando uso acerca de e há cerca de?”, “Afinal, como se escreve: lava a jato, lava-a-jato ou lava-jato?” e “Quais são as abreviaturas corretas de quilo e de quilômetro?” são alguns dos mistérios desvendados na obra.

Com lições valiosas sobre como falar e escrever corretamente, livre de inseguranças, o livro é uma ferramenta indispensável para quem não quer perder oportunidades na vida. Além dos que buscam emprego no setor privado, os ensinamentos do autor são essenciais para estudantes, vestibulandos e uma imensa parcela de pessoas que prestam concursos visando trabalhar no setor público.

“Não sabemos todos qual exatamente a roupa própria para retirar da
gaveta ou do guarda-roupa quando vamos à praia ou quando vamos
a um casamento? Na comunicação, a coisa funciona da mesma
forma: retire do seu baú de língua a modalidade que convém a
cada momento de fala. Mas, para tal, é preciso que você tenha a
roupa, ou seja, que conheça a modalidade de língua a usar”.

(Nosso Português do Dia a Dia, pág. 8)


Luiz Antonio Sacconi, considerado um dos autores mais plagiados do Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Autores de Livros Didáticos (Abrale), entrega neste lançamento sua contribuição para que os brasileiros acolham a língua portuguesa como aliada e não inimiga. Quem adotar este livro para consultas diárias, encontrará as respostas para sobressair no emprego e nos estudos, aparecer bem nas redes sociais, se fazer entender de forma clara e não gerar mal-entendidos na vida, por causa de palavras colocadas de jeito errado.

Sobre o autor

Luiz Antonio Sacconi é professor de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), além de gramático e autor best-seller com mais de 80 obras publicadas. Seu trabalho sempre esteve cercado de polêmicas, como, em 2010, quando incluiu em seu dicionário o termo petralha, neologismo de uso popular. Segundo a Associação Brasileira dos Autores de Livros Didáticos, a Abrale, Sacconi é um dos autores que mais sofrem plágio do Brasil.