Chuva forte caiu em áreas como Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Guará, Plano Piloto e Santa Maria; chuvas dos últimos dias interromperam 131 dias de seca. Inmet ainda prevê pancadas isoladas à noite.
O Distrito Federal teve registro de chuva forte em diversas regiões na tarde deste sábado (17), após mais de quatro meses de estiagem. Vídeos que circularam pelas redes sociais mostram águas chuvas fortes caindo em áreas como Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Guará, Plano Piloto, Santa Maria, Gama e Samambaia.
As imagens também mostram que, em Santa Maria, houve alagamento de ruas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta noite é de céu com muitas nuvens, e pancadas de chuva isoladas.
O instituto emitiu aviso de tempestade, com chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. A temperatura mínima prevista é de 19ºC.
A capital também registrou precipitação na quinta (15) e na sexta-feira (16), após 131 dias de estiagem. Foi o maior período de seca no Distrito Federal em 12 anos. O último ano em que o DF ficou tanto tempo de seca foi em 2010, com 130 dias sem chuva.
Antes disso, em 1963 e em 1970, houve um período maior de estiagem, chegando a 164 dias e 135 dias, respectivamente mas, à época, havia uma única estação meteorológica na capital federal, no Sudoeste. Segundo o Inmet, por isso, o monitoramento não era tão preciso e não há como comparar.