Veja propostas dos candidatos ao GDF para a educação brasiliense

Postulantes sugerem reformas e mais investimento na rede de ensino da capital

Os candidatos ao GDF começaram a responder o que pretendem fazer, caso sejam eleitos, para melhorar a estrutura das escolas públicas do DF.

“Tem que ser prioridade de todo governo. Eu defendo a carreira de professor como carreira de Estado. Eu entendo que nós temos hoje 600 escolas em Brasília e temos que melhorar essas escolas, buscar o projeto do parceiro nas escolas, fazendo com que cada instituição dentro da sociedade civil organizada possa ajudar. Nós temos uma ideia de, em cada escola, ter um conselho comunitário formado por ex-alunos, professores, pais de alunos, para que possam ajudar as escolas. As escolas precisam de mais participação e uma integração maior.”

  • Ibaneis Rocha, candidato à reeleição pelo MDB:

“Mais de 600 escolas foram reformadas durante o período da pandemia. Várias outras escolas estão sendo construídas, já em um modelo bastante moderno. E a gente quer pegar essas escolas mais antigas do Distrito Federal, e conforme for aumentando a capacidade dos alunos, a gente vai reformulando todas essas escolas para colocar uma qualidade maior. Avançamos muito na questão das quadras escolares, que não eram cobertas. Nós cobrimos várias delas. Então, nós demos uma estrutura, pelo menos razoável, para que nossos alunos estejam ali dentro. E vamos continuar nesse projeto de reconstrução das escolas do Distrito Federal.”

  • Leandro Grass, candidato ao GDF pelo PV:

“Nós investimos muito no parlamento, como deputado, durante esses três anos e oito meses. Agora, enquanto governador, eu quero realmente que a gente não só reforme todas as escolas que precisam de reforma em banheiros, nas salas de aula, aquisição de equipamentos, mas inclusive ampliar as escolas. Hoje as salas de aula estão sobrecarregadas, e a gente precisa construir novas escolas de ensino médio, de ensino fundamental, escolas de educação infantil, e também creches. Creches públicas, que é uma grande prioridade da população. Ampliando também os convênios com as creches já existentes, pra que a gente consiga zerar a fila da creche. Agora, de fato, dar as condições para que os professores, profissionais da educação, façam um bom trabalho, com todos os equipamentos, materiais, tecnologia. Investir muito em tecnologia nas escolas é prioridade no nosso governo.”

  • Leila do Vôlei, candidata ao GDF pelo PDT:

“É priorizar investimento e orçamento. A gente fala muitas vezes: ‘Ah, mas o que que você vai fazer?’ O que eu vou fazer é investir. Trazer o orçamento de fato, trazer recurso de bancada federal, trazer investimento de fora para melhorar as instalações das escolas do DF. A gente sabe que recurso tem. Eu fui coordenadora de bancada federal, a gente sabe que a bancada federal trouxe, nos últimos dois, três anos, mais de R$ 1 bilhão, só para áreas distintas como saúde, como educação. Tem Fundo Constitucional, tem emenda de bancada, então a gente sabe que recurso tem. Então nós vamos priorizar em orçamento mesmo, a destinação desses recursos para melhorar as instalações das escolas aqui no DF.”