UnB suspende aulas presenciais em duas turmas após suspeita de varíola dos macacos

Segundo coordenadora da Faculdade de Comunicação, dois estudantes podem estar com doença. Instituição recomendou reforço nas medidas de prevenção, como uso de máscara e higienização das mãos no campus.

A Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) suspendeu as aulas presenciais em turmas de duas disciplinas. De acordo com um e-mail assinado pela coordenadora da Faculdade de Comunicação, Dione Oliveira Moura, dois alunos do curso, que estiveram nas salas, podem estar com a varíola dos macacos (monkeypox).

Conforme o comunicado, os estudantes estão em isolamento. A orientação da coordenadora do curso é para que as turmas que tiveram aulas com os dois alunos adotem o ensino a distância.



Segundo o e-mail, a contaminação dos dois jovens está sendo investigada e eles são monitorados pelo setor de vigilância epidemiológica da UnB. Além disso, para as demais turmas, a coordenação do curso reforçou medidas de prevenção, como uso de máscara, higienização das mãos e dos objetos pessoais e recomendou que os ambientes fiquem arejados, com portas e janelas abertas.

No início da noite de quinta, a UnB chegou a negar a implementação de medidas restritivas devido aos casos suspeitos.

No entanto, horas depois, a Faculdade de Comunicação emitiu um comunicado afirmando que as duas turmas permanecerão em “exercícios domiciliares”, “até que o setor de vigilância em saúde da UnB se pronuncie quanto aos contatos externos de varíola dos macacos” (veja abaixo).

Comunicado da Faculdade de Comunicação da UnB sobre casos suspeitos de varíola de macacos — Foto: Fac-UnB/Reprodução
Comunicado da Faculdade de Comunicação da UnB sobre casos suspeitos de varíola de macacos — Foto: Fac-UnB/Reprodução