Segundo Secretaria de Saúde, medida é para evitar perda de doses de frascos já abertos. Aplicação ocorre uma hora antes do fechamento das salas; no horário normal, está autorizada vacinação apenas das crianças com comorbidades.
O Distrito Federal incluiu crianças de 3 e 4 anos, sem comorbidades, no grupo que pode receber as doses remanescentes da vacina contra Covid-19, situação popularmente conhecida como “xepa“. A medida começa a valer na quinta-feira (21), uma hora antes do fechamento das salas de vacina, ou seja, às 16h.
No horário normal de atendimento, está autorizada a vacinação apenas de crianças de 4 anos com comorbidades, condição que precisa ser comprovada por meio de laudo ou relatório médico (veja mais abaixo).
De acordo com a Secretaria de Saúde, as crianças podem tomar apenas a CoronaVac, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse público. A SES-DF afirma que o objetivo da medida é evitar o desperdício de doses.
A pasta explica que cada frasco de CoronaVac contém dez doses do imunizante e, após aberto, a validade é de oito horas, sendo impossível o restante ser utilizado no dia seguinte. A orientação do Ministério da Saúde não perder as doses remanescentes.