Euro cai ao mesmo valor do dólar pela primeira vez desde 2002

O euro atingiu hoje o mesmo valor do dólar pela primeira vez desde 2002, ano em que a moeda única europeia foi criada. Por volta das 8h30, no horário de Brasília (11h30, no horário da zona do euro), a moeda chegou a ser negociada a US$ 0,99. O mercado, porém, ainda está aberto para negociações de câmbio.

Considerada um valor de refúgio por investidores, a moeda americana valorizou 14% desde o início do ano, na comparação com o euro. O tombo da moeda europeia se deve ao risco que um corte no abastecimento de gás russo representa para a economia da UE (União Europeia). A matéria-prima chega pelo gasoduto Nord Stream 1, atualmente em manutenção, e essa tensão alimenta os temores de uma recessão na Europa.

Outro fator que contribuiu com esse cenário foi o anúncio, feito no sábado, de que o Canadá devolverá turbinas à Alemanha para aliviar a crise energética com a Rússia. Segundo a analista Jeffrey Halley, da empresa Oanda, o anúncio “não teve um impacto positivo”.

O grupo russo Gazprom iniciou os trabalhos de manutenção do Nord Stream 1 ontem, e os países europeus estão na expectativa para saber se Moscou vai reestabelecer o fornecimento após as obras, previstas para durar 10 dias.

“A questão-chave é saber se o gás voltará depois de 21 de julho. Os mercados parecem já ter tomado uma decisão”, disse Halley.

Para Mark Haefele, analista do UBS, uma suspensão do fornecimento de gás russo na Europa “provocaria uma recessão em toda a zona do euro com três trimestres consecutivos de contração da economia”.