Não são apenas as dancinhas: o TikTok se revela um ótimo canal para vendas
A imagem inicial do TikTok é de que se tratava de um canal para pré-adolescentes fazerem dancinhas. Isso mudou. Na verdade, a plataforma agora é um dos bons canais de vendas para qualquer idade, especialmente útil para pequenas e médias empresas.
“O TikTok já vinha em uma crescente, mas a pandemia acelerou este processo. A plataforma se tornou um fenômeno por ser interativa, original e divertir as pessoas na quarentena. Além disso, é um espaço que incentiva a criatividade, a descoberta de tendências e o estabelecimento de conversas relevantes e genuínas”, afirma Hugo Novaes, VP do Creative Hub da Cadastra, empresa de soluções de marketing, estratégia de negócios e analytics. “O público brasileiro aceitou bem esta proposta, tanto que já somos o segundo país em número de usuários, perdendo apenas para a China.”
O TikTok é um dos aplicativos mais baixados no Brasil e no mundo, à frente do Facebook e do Instagram. São mais de 1 bilhão de usuários, 14% da população mundial, sendo 4,72 milhões de brasileiros. No Brasil, 59% dos usuários são do gênero feminino, 39% do gênero masculino e 2% não se identificam com nenhum dos dois, aponta estudo da Cadastra.
Diante desse quadro, é natural indagar: ela é boa para vendas? A resposta também vem em números do estudo da Cadastra: 25% dos usuários buscam por produtos após vê-los na rede social e 38% dos usuários compram algo após ver um anúncio na plataforma.
Já segundo uma recente pesquisa da Opinion Box, 33% dos entrevistados já deixaram de comprar ou consumir algum produto após ver críticas negativas no TikTok; 56% afirmam seguir ao menos uma marca e 66% acreditam que a plataforma pode aproximar marcas/empresas.
Como eu faço para começar a vender pelo TikTok?
A principal ferramenta usada no TikTok pelas empresas é colocar influenciadores em livestreams para vender produtos. A oportunidade de ter um feedback instantâneo e um diálogo em tempo real são as grandes armas para vender através do TikTok.
“É importante ressaltar que quanto mais flexível for seu segmento, melhor para os resultados. A rede ‘exige’ estratégias menos tradicionais e mais criativas, já que a faixa etária dos usuários é, predominantemente, formada pelo público jovem. Se o seu negócio busca oferecer aos consumidores conteúdos descontraídos e divertidos, o TikTok é o lugar certo para agregar sua estratégia. Não esqueça também de promover uma diversão segura para a audiência. A plataforma está sempre aprimorando seus recursos para manter o bem-estar da sua comunidade, é importante que sua marca faça o mesmo”, ressalta o VP do Creative Hub da Cadastra.
Se livestreams e influencers não são a sua praia, você pode começar TikTok Shopping. Nele, todo o processo, inclusive a entrega dos produtos, pode ser feito pelo TikTok ― mas também é possível fazer isso com terceiros.
Esses serviços são especialmente efetivos por causa dos reviews que os usuários fazem de cada produto. A hashtag #TikTokMadeMeBuyIt (“o TikTok me fez comprar”) tem bilhões de visualizações. Bilhões!
Se você tem um perfil comercial, pode criar uma aba com o catálogo de seus produtos ou pode optar por modelos de anúncios como Collection Ads e o Dynamic Showcase Ads. Outra opção interessante para investir é o TikTok Creator Marketplace. Todas essas tools são intuitivas e fáceis de usar.
“Dando uma maior liberdade criativa para os usuários da rede, o TikTok anunciou recentemente que permitirá que os criadores carreguem vídeos de até 10 minutos na plataforma. A novidade irá, gradativamente, chegar aos usuários ao longo de 2022, como uma estratégia para bater de frente com o YouTube”, conclui Hugo Novaes.
Workshop online do Sebrae sobre o TikTok
Para quem está começando do zero, uma bela oportunidade é o Sebrae Experience, um workshop online sobre o TikTok que acontece de 28 a 30 de junho próximos. Ele é gratuito e pode ser a forcinha que faltava para você entender melhor como vender pelo TikTok.