Imunizante previne o vírus sincicial respiratório em recém-nascidos por meio da proteção passada da mãe para o bebê; aplicação começa nesta quarta (3)
A partir desta quarta-feira (3), gestantes no Distrito Federal poderão se vacinar contra o vírus sincicial respiratório (VSR) — principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) recebeu 9.465 doses do imunizante, que já estão sendo distribuídas para todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do território.
A vacina será administrada em gestantes a partir da 28ª semana, independentemente da idade da mãe. O esquema é dose única por gestação, e a aplicação tem como objetivo proteger os bebês ainda no útero, por meio da transferência de anticorpos via placenta.
“A vacina materna contra o VSR é uma importante estratégia para reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos”, afirma Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF.
A iniciativa faz parte de uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Saúde, que adquiriu 1,8 milhão de dosespara distribuição em todo o país. Nesta primeira etapa, foram liberadas 673 mil unidades, com a meta de vacinar ao menos 80% das gestantes elegíveis.
Além da estratégia materna, a SES-DF também prepara a imunização direta dos recém-nascidos com o anticorpo monoclonal Nirsevimabe, prevista para começar em fevereiro, quando aumentam os casos de infecções respiratórias graves em crianças.
Com as duas frentes — imunização das mães agora e dos bebês nos primeiros meses de vida —, o Distrito Federal se antecipa para proteger a população infantil contra complicações graves do VSR, que é especialmente perigoso para menores de 6 meses.