Bebedouros com água gelada também integram pacote de melhorias voltado à saúde e ao conforto dos passageiros
A Rodoviária do Plano Piloto inicia a instalação de climatizadores com umidificador de ar para aliviar a sensação térmica e proporcionar mais conforto aos usuários nos dias de calor intenso. A iniciativa faz parte das ações de cuidado e acolhimento promovidas pela Concessionária Catedral, responsável pela gestão do terminal.
Além dos pulverizadores, a rodoviária também conta com bebedouros públicos com água gelada e gratuita, instalados em ponto estratégico do terminal para garantir hidratação e bem-estar aos mais de 700 mil passageiros que circulam diariamente pelo local.
“Nosso compromisso é com o conforto e a segurança das pessoas. Pequenas ações como essas fazem diferença no dia a dia de quem passa pela rodoviária, principalmente em períodos de calor intenso. Cuidar das pessoas também é uma forma de revitalizar o espaço público”, destaca Enrico Capecci, diretor da Concessionária Catedral.
A Concessionária Catedral assumiu a gestão da Rodoviária do Plano Piloto em 1º de junho de 2025 e, desde então, vem executando um plano contínuo de revitalização e modernização do terminal. O contrato de concessão tem prazo de 20 anos e prevê investimentos de aproximadamente R$ 120 milhões, implementados de forma gradual e planejada. As mudanças estão em curso e começam a transformar uma realidade que se arrastava por décadas.
Desde o início da operação, em junho deste ano, a concessionária entregou melhorias estruturais significativas, como a reativação das 12 escadas rolantes, a implantação de manutenção preventiva permanente, o início da modernização dos elevadores, a instalação de um novo Centro de Controle Operacional (CCO) com câmeras e reconhecimento facial, a contratação de fiscais de plataforma, a inauguração da primeira sala multissensorial do terminal e a instalação de 50 telas digitais informativas.
Também foram realizados reforços na limpeza, zeladoria e segurança, além da implantação de seguro contra sinistros e monitoramento por câmeras nos estacionamentos.
Com foco no cuidado humano, a nova gestão também criou o “Cantinho do Desabafo”, em parceria com o Projeto HELP, oferecendo acolhimento emocional gratuito, e mantém ações diárias de limpeza intensiva e obras estruturais nas calçadas e áreas externas.
“Em poucos meses, a rodoviária já é outra: mais limpa, segura, acolhedora e organizada. Seguimos com um plano de melhorias contínuas, com atenção tanto à infraestrutura quanto às pessoas que fazem parte da rotina do terminal”, reforça Capecci.
Resumo das principais ações já implementadas:
- Implantação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), com câmeras e reconhecimento facial;
- Contratação de fiscais de plataforma identificados com coletes, que orientam passageiros e auxiliam pessoas com dificuldade de locomoção;
- Funcionamento das 12 escadas rolantes com manutenção preventiva permanente;
- Reforma dos elevadores e modernização em andamento;
- Inauguração da primeira sala multissensorial da Rodoviária, voltada a pessoas com TEA;
- Intensificação da zeladoria, com lavagem de piso, teto, paredes e manutenção constante dos banheiros;
- Relacionamento direto com os lojistas, com proposta de padronização das lojas, apoio técnico e incentivo à ampliação dos horários de funcionamento;
- Instalação de 50 telas digitais com informações em tempo real;
- Espaço “Cantinho do Desabafo” para acolhimento emocional;
- Instalação de bebedouros e climatizador com umidificador de ar
- Projetos para novos terminais do BRT em análise junto aos órgãos de patrimônio do DF.
- Segurança e seguro nos Estacionamentos