Chuva forte desvia 14 voos e causa atrasos no Aeroporto de Brasília

Terminal operou por instrumentos na noite de domingo (19/10); 7 voos foram cancelados e embarques chegaram a ter mais de 5h de atraso

Após uma noite de fortes chuvas no Distrito Federal, o Aeroporto Internacional de Brasília voltou a operar normalmente nesta segunda-feira (20/10). Segundo a Inframerica, concessionária responsável pelo terminal, 14 voos precisaram ser desviados para outras cidades na noite de domingo (19), enquanto outros 26 registraram atrasos em função das condições climáticas adversas.

O Aeroporto de Brasília segue operando normalmente nesta manhã”, informou a empresa em nota.

Durante o temporal, a operação por instrumentos foi ativada às 20h17, o que significa que as aeronaves passaram a operar sem referências visuais, utilizando exclusivamente sensores de bordo e equipamentos de navegação aérea. A medida é comum em situações de baixa visibilidade, como ocorre em casos de chuvas intensas ou neblina.


Voos desviados e cancelamentos

Entre os voos afetados, 14 precisaram alternar suas rotas de pouso, sendo desviados para os aeroportos de Goiânia (GO) e Confins, em Belo Horizonte (MG).

Segundo a Inframerica:

  • 12 dos 14 voos já retornaram a Brasília;
  • 2 voos foram cancelados após a alteração de rota;
  • 7 voos previstos para domingo à noite foram cancelados diretamente;
  • 10 voos da manhã de segunda (20/10) foram cancelados de forma antecipada.

Ainda de acordo com o site Flight Radar, um dos embarques registrou atraso superior a 5 horas em relação ao horário originalmente programado.


Impactos para os passageiros

Os atrasos e desvios afetaram centenas de passageiros. Com a operação por instrumentos, pousos e decolagens passaram a exigir maior cautela e maior espaçamento entre voos, o que compromete a fluidez da malha aérea local.

Quando o aeroporto está operando por instrumentos, os pousos e decolagens deixam de ser visuais e passam a ser feitos apenas com auxílio de sensores e sistemas de navegação aérea, explicou a Inframerica.

A empresa reforça que está monitorando as condições climáticas e orienta os passageiros a consultarem suas companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto.