UXUA de Trancoso recebe seu 50º prêmio internacional

Modelo de negócio sustentável no Brasil, o UXUA mais uma vez coloca Trancoso em destaque internacional na mais prestigiada revista de turismo do mundo, e celebra a marca de 50 prêmios e reconhecimentos globais em 16 anos de história.

Conhecida por ser a mais conceituada e tradicional revista de viagens de luxo do mundo, a Condé Nast Traveller acaba de anunciar sua 38ª premiação anual Reader´s Choice Awards (Prêmio Escolha dos Leitores), que contém as melhores escolhas entre hotéis, resorts, países, cidades, companhias aéreas, e etc, segundo mais de 750 mil leitores de todas as partes do mundo.

Pela sexta vez consecutiva o título de melhor resort da América do Sul foi do UXUA Casa Hotel & Spa, situado no charmoso Quadrado de Trancoso, na costa sul da Bahia. Único hotel brasileiro na lista em 2025, o UXUA também já figurou em primeiro lugar como melhor resort do mundo em 2021.

O projeto nasceu despretensiosamente quando o designer holandês e ex-diretor criativo da italiana Diesel, Wilbert Das, junto com seu parceiro na marca, Bob Shevlin, apaixonaram-se por Trancoso em uma visita em 2004. A conexão foi imediata e eventualmente ambos trocaram o mundo da moda pelo vilarejo, onde começaram a restaurar algumas das casas centenárias localizadas no Quadrado Histórico, trabalhando em parceria com artesãos locais, utilizando métodos de construção tradicionais e materiais recuperados para retorná-las às suas características originais somando muito conforto, arte e design únicos e mantendo a exuberante natureza local.

O hotel é uma homenagem à Trancoso e sua autenticidade e beleza, e a notável hospitalidade baiana é um de seus destaques, garantida pelos mais de 100 funcionários majoritariamente locais.

Cada casa do UXUA é totalmente exclusiva em arquitetura e decoração, totalizando 15 casas no Quadrado de Trancoso distribuídas em um jardim particular de 9 mil metros quadrados que também conta com piscina revestida de quartzo aventurino, restaurante de culinária bahia-fusion, academia, UXUA Vida Lab & Spa e UXUA Praia Bar.

Há poucos quilômetros do quadrado a fazenda orgânica UXUA Roça fornece insumos ao hotel e supre 70% do consumo de energia elétrica com uma extensa instalação de captação de energia solar. 

Na Praia de Itapororoca, há 20 minutos do Quadrado de carro, o recém inaugurado UXUA Maré conta com 3 casas transplantadas de fazendas abandonadas do interior de Minas Gerais que ganharam nova vida cercadas por 6 hectares de Mata Atlântica preservada, a poucos passos do mar. Ali o restaurante Mesa Maré oferece menus frescos e originais a cada dia.

Casa Azul, UXUA Maré, praia de Itapororoca. Crédito – Marta Tucci

Essa fórmula única virou tema de um livro de arte lançado em 2023, UXUA UTOPIA, uma celebração da Bahia desenvolvido pela pesquisadora de moda e tendências e ex-professora da escola de design Parsons (Nova York), a holandesa Li Edelkoort. 

Li relata o notável sucesso do projeto UXUA não só em penetrar no competitivo segmento de luxo como em criar uma próspera micro economia em Trancoso envolvendo artesãos locais e povos indígenas trabalhando em parceria com diversos designers de diferentes partes do mundo na criação de obras e projetos únicos. 

O livro também foi premiado em uma cerimônia no Pavillon Gabriel emParis em julho de 2025 com o Fedrigoni Top Award 2025, premiação que celebra os principais livros de arte do ano.

Capa do premiado livro UXUA UTOPIA. Crédito – UXUA Casa Hotel & Spa

Sobre o reconhecimento mundial, Wilbert Das diz que “figurar novamente nesta lista é uma grande honra para toda a família UXUA. Trabalhar com luxo descontraído, estilo rústico mas profundamente criativo, significa atenção extrema aos mínimos detalhes, 24h por dia, e apreciamos profundamente esse tipo de reconhecimento.” 

Bob Shevlin, co-fundador do UXUA, complementa: “pela primeira vez o Brasil recebeu 7 milhões de turistas internacionais entre os meses de janeiro e setembro de 2025, uma conquista que o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, atribui a restauração da imagem do país no exterior como um destino de diversidade e sustentabilidade. Fico muito orgulhoso em pensar que a visibilidade do UXUA possa ter contribuído de alguma maneira.”

Bob segue “espero que nosso novo projeto, UXUA Maré, que transplantou casas abandonadas do interior do país para o cenário paradisíaco e cobiçado da praia de Itapororoca, nos traga novas oportunidades de chamar a atenção do mundo e de encantar a todos enquanto apresenta o Brasil como líder de um turismo sustentável”.

O sucesso do UXUA e sua capacidade de atrair apreço internacional começou já na ocasião de sua abertura, em 2009, quando o hotel apareceu em listas e prêmios de “melhores novos hotéis” em publicações diversas do segmento de turismo como Travel + Leisure, National Geographic Traveller, Tablet, Condé Nast Traveller, e também em jornais como o New York Times e London Times.

Nos anos seguintes o UXUA foi reconhecido como melhor hotel/resort da América do Sul pela National Geographic Traveler, Tablet, Johansens, Tattler e, claro, Condé Nast Traveller. A principal agência de luxo para hotéis boutique, Mr. & Mrs. Smith, premiou o UXUA como Hotel of the Year, entre 950 diferentes propriedades premium.

As credenciais de sustentabilidade do UXUA incluem a seleção por 3 anos consecutivos pela Virtuoso Travel Network entre os top 5 “Líderes em Turismo Sustentável” entre os mais de mil hotéis membros. A CNN listou o UXUA Praia Bar em 7º lugar entre os “50 melhores bares de praia do mundo”, devido a sua autenticidade e integração com a natureza, e o UXUA foi finalista do Prêmio de Visão Sustentável da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association).

Em 2025 a renomada Time Magazine, dos Estados Unidos, figurou o recém inaugurado UXUA Maré em sua lista de melhores lugares do mundo, “World’s Greatest Places”, único hotel brasileiro dentre os 50 hotéis selecionados pela publicação. 

O UXUA também teve a honra de ser selecionado pela National Geographic para sua lista de “100 Hotels of a Lifetime – The World’s Ultimate Retreats”, que é também imortalizada em um livro de capa dura, tornando-se o 25º livro de arte internacional a incluir o UXUA.

O Prêmio de Escolha dos Leitores não é a única publicação anual da Condé Nast Traveller, que também publica sua Gold List sob curadoria dos editores da revista e que por 3 vezes já contou com a participação do UXUA entre seus 50 melhores hotéis do mundo, mais recentemente em 2023 quando foi também o único hotel brasileiro selecionado.