CPMI do INSS ouve empresário de Brasília

Fernando Cavalcanti depõe como testemunha; PF já apreendeu Ferrari, réplica de F1 e relógios de luxo em operação que apura fraudes em benefícios

CPMI do INSS ouve, às 16h desta segunda-feira (29/9), o empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti e o presidente da Conafer, o pecuarista Carlos Roberto Ferreira Lopes. A comissão investiga um esquema de fraudesem aposentadorias e pensões do INSS.

Quem é o depoente

  • Fernando Cavalcanti vai depor como testemunha. Ele é citado nas apurações da Polícia Federal e foi alvo de busca e apreensão na Operação Sem Descontos, no dia 12.
  • Na casa do empresário, no Lago Sul (DF), a PF apreendeu uma Ferrari vermelhauma réplica do carro de F1 usado por Ayrton Sennarelógios de luxo e dinheiro em espécie.
  • Ex-sócio do advogado Nelson Willians, também investigado pela PF e pela CPMI, Cavalcanti é administrador e CEO da Valestra, empresa de serviços combinados de escritório e apoio administrativo.

Atuação pública e relações empresariais

Em 2023, Cavalcanti recebeu da Câmara Legislativa do DF o título de Cidadão Honorário de Brasília, em cerimônia que destacou seu papel como anfitrião de eventos do LIDE Brasília, grupo empresarial liderado por Paulo Octávio.

Próximos passos

O colegiado deve questionar os depoentes sobre eventuais vínculos com o suposto esquema e fluxos financeiros, além de contratos e intermediações que possam ter lesado os cofres públicos. A oitiva também buscará detalhes operacionais da Conafer e de empresas ligadas aos investigados.

Veja dos bens apreendidos: