Rede D’Or incentiva diálogo familiar com mensagens sobre doação de órgãos

Ação faz parte do Setembro Verde, mês nacional de conscientização sobre doação de órgãos, e busca sensibilizar os familiares sobre o desejo de doar

A Rede D’Or lançou, neste Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, uma campanha que convida as pessoas a compartilhar, com familiares, a decisão de se tornarem doadoras de órgãos.

Foi disponibilizada uma ferramenta digital que possibilita o disparo de uma mensagem por WhatsApp para contatos selecionados. A mensagem, simples e direta, reforça a importância de falar sobre o tema em vida, já que no Brasil a autorização da família é indispensável para que a doação aconteça.

“Sei que falar sobre esse tema não é simples, mas expressar esse desejo em vida ajuda a família a respeitar a vontade de quem escolhe doar. Enfrentar essa dificuldade pode ser doloroso, sim, mas permite que outras pessoas tenham a chance de viver”, diz o texto enviado na ação, que define a doação como um verdadeiro “ato de amor”.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2024 o Brasil registrou um recorde no número de transplantes de órgãos e tecidos: cerca de 30,3 mil procedimentos. Mesmo com esse avanço, atualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), cerca de 72 mil pessoas estão na fila de espera por algum tipo de transplante, com o rim sendo o órgão com a maior demanda.

O objetivo principal da campanha é sensibilizar a sociedade para aumentar a taxa de autorização de doação de órgãos, já que, em média, 45% de potenciais doadores notificados não são autorizados pelas famílias.

“Esse é um tema que a Rede D’Or tem se dedicado cada vez mais. Ações como essa reforçam o compromisso em unir inovação, qualidade e humanização, pilares fundamentais para ampliar as chances de vida de pacientes que aguardam por um transplante”, destaca Rodrigo Gavina, CEO de hospitais da Rede D’Or.

Além da ferramenta de disparo, mais informações sobre a campanha, tipos de doação, órgãos e tecidos, legislação e esclarecimento de mitos estão disponíveis no site da Rede D’Or: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doacao-de-orgaos .

Sobre a Rede D’Or

Maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, com presença em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Rede D’Or tem foco em atendimento humanizado, qualificação da equipe, adoção de novas tecnologias, sendo referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos.

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or conta com 79 hospitais, 55 clínicas oncológicas, serviços complementares, e investe em inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.