Malha aérea de verão da GOL traz a maior oferta de sua história: 65 mil voos e 12 milhões assentos disponíveis

O crescimento é de 15% em comparação com o último verão. Os números compreendem as operações domésticas e internacionais da Companhia entre os meses de dezembro de 2025 e fevereiro de 2026

São Paulo, 11 de setembro de 2025 – A GOL Linhas Aéreas, Companhia mais pontual do Brasil de janeiro a julho de 2025, anuncia sua malha aérea para a alta temporada de verão, que acontecerá entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. Neste período, a Companhia oferecerá um total de 65 mil voos e aproximadamente 12 milhões de assentos, entre voos nacionais e internacionais – alta de 15%, em comparação com o último verão. Os números refletem um crescimento significativo em sua conectividade tanto no Brasil quanto no exterior. 

Só no mercado doméstico, serão 60 mil voos e 11 milhões de assentos distribuídos de Norte a Sul – todas as regiões brasileiras terão incremento de operações. Frente ao verão 2024/2025, a expansão é de 13%. A Companhia atingirá, na próxima estação, a maior capacidade de sua história, chegando a 14 bilhões de assentos-quilômetro (ASK), indicador de tamanho na indústria aérea.

A região Nordeste, conhecida por suas belezas naturais e cultura vibrante, experimentará um crescimento significativo na oferta de voos, recebendo mais de 21 mil operações e 4 milhões de assentos, aumento de 10% frente à temporada de verão anterior. A retomada das operações para Fernando de Noronha (FEN) é um dos grandes chamarizes, pois se trata das primeiras férias de verão com voos diretos tanto de São Paulo (GRU) quanto de Recife (REC) para o arquipélago pernambucano. 

Aracaju (AJU) receberá mais voos para o Rio de Janeiro (GIG), São Paulo (CGH e GRU) e Salvador (SSA). Porto Seguro (BPS) contará com ligações diretas da GOL desde Brasília (BSB) e Rio/Santos Dumont (SDU), sem contar o aumento da oferta de frequências desse aeroporto no sul da Bahia para GIG, GRU, CGH e SSA. Salvador, importante Centro de Distribuição de Voos da Companhia, ganhará mais operações para Natal (NAT), Fortaleza (FOR), Belo Horizonte/Confins (CNF), Vitória (VIX), Porto Alegre (POA), Curitiba (CWB), Campinas/Viracopos (VCP), Recife, São Paulo (GRU e CGH) e RIOgaleão.

No Centro-Oeste, a oferta de assentos dará um salto de 18% contra o ano anterior, com até 15 mil voos e 2,7 milhões de assentos disponíveis. Esse impulso virá dos novos voos regulares de Cuiabá (CGB) para Porto Velho (PVH) e ainda de maior oferta da capital do Mato Grosso rumo ao Rio, a São Paulo e Brasília. Na capital federal, a GOL expandirá as decolagens para o Rio, Vitória, Florianópolis (FLN), João Pessoa (JPA), Maceió (MCZ) e Fortaleza. Haverá ainda mais oferta de Goiânia (GYN) para Rio, São Paulo e Salvador.

Mais de 16 mil voos e 3 milhões de assentos foram planejados para o Sul do Brasil – aumento de 17%, na comparação com o ano anterior. Como destaques, o novo destino da GOL em Santa Catarina, Lages/Serra Catarinense (EEA), as novas rotas Chapecó (XAP)-Florianópolis (FLN) e Foz do Iguaçu (IGU)-Fortaleza (FOR), e o incremento da oferta de IGU para São Paulo e Rio de Janeiro. Grandes receptores e emissores de passageiros, Navegantes/Balneário Camboriú (NVT), Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis terão mais frequências e horários para as capitais fluminense e paulista.

Em toda a região Sudeste, serão 53 mil voos e 10 milhões de assentos, alta de 13% frente ao último verão. O reforço da oferta de voos marcará os corredores do Rio de Janeiro (GIG e SDU) e São Paulo (GRU e CGH). No Rio de Janeiro, a GOL é líder em oferta de voos e assentos, tendo o RIOgaleão com um hub em potente e importante vetor aéreo no Pais, sempre com mais frequências e novas conexões. Vitória, durante o verão, ganhará mais saídas para SP e RJ, enquanto Campinas (VCP) terá mais frequências para a Cidade Maravilhosa.

Já no Norte do Brasil, a malha atingirá a marca de 3.900 voos, com mais de 700 mil assentos – expansão de 10%, em comparação com o verão passado. Araguaína (AUX) é o novo destino da GOL no Tocantins, assim como é nova a rota sazonal Palmas (PMW)-São Paulo/Guarulhos (GRU). Os seguintes mercados, já existentes, receberão mais frequências no verão: Belém (BEL)-Rio de Janeiro (GIG), Carajás (CKS)-Belo Horizonte/Confins (CNF), Porto Velho (PVH)-Brasília (BSB), Santarém (STM)-Manaus (MAO) e Macapá (MCP)-Belém (BEL).

Destaques internacionais no verão

A GOL se prepara para registrar a maior alta temporada internacional da sua história. Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, serão mais de 4.700 voos e 900 mil assentos disponibilizados aos Clientes brasileiros e do exterior, um acréscimo de 10% frente à oferta do verão de 2024/2025. 

Esse crescimento se deve ao incremento dos voos em rotas consagradas, como para a Argentina e a Flórida (Estados Unidos), à chegada de novas rotas sazonais, como as do Rio de Janeiro para Mendoza (MDZ) e Assunção (ASU), ambas com início em janeiro, e de São Paulo (GRU) e Buenos Aires (AEP) a Punta del Este (PDP), a ser operada desde o fim de dezembro.

Com essa expansão estratégica, a GOL reafirma seu compromisso de conectar mais destinos e oferecer aos Clientes uma experiência de viagem ainda mais ampla e diversificada.

A oferta internacional de verão da GOL ainda conta com as operações entre Manaus (MAO) e Bogotá (BOG) e entre Manaus e Miami, assim como entre Belém (BEL) e Miami (MIA). A rota de Belém a Paramaribo (PBM), no Suriname, será incrementada com mais frequências durante a alta estação.

Os voos da GOL são operados com as modernas aeronaves Boeing 737, com capacidade para 176 passageiros, na configuração internacional. Já nos voos domésticos, são disponibilizados até 186 assentos.

Os bilhetes para a alta temporada já estão disponíveis no site e app da GOL, nas lojas e quiosques GOL, pelo site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem físicas e on-line.

O que dizem as autoridades e o executivo da GOL

“A ampliação da malha aérea para a temporada de verão é mais uma demonstração de que estamos no caminho certo com o programa ‘Conheça o Brasil: Voando’. Essa iniciativa reforça o compromisso do Ministério do Turismo em ampliar a conectividade e garantir que cada vez mais brasileiros e estrangeiros tenham acesso facilitado aos nossos destinos. Com mais voos, fortalecemos o turismo, geramos emprego e renda e ampliamos as oportunidades em todas as regiões do país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

“A aviação civil brasileira nunca cresceu tanto quanto observado atualmente. Nos sete primeiros meses de 2025, mais de 75 milhões de viajantes passaram pelos aeroportos brasileiros. O crescimento de 10% neste ano se deve a uma economia forte, a um Brasil bonito, soberano e apaixonado por sua cultura. Mas, sobretudo, é resultado dos investimentos de quase R$ 10 bilhões na infraestrutura aeroportuária que o governo vem fazendo, de mais aeroportos qualificados e modernos para atender melhor e a mais passageiros. E estamos trabalhando para avançar com os aeroportos regionais e ampliar a oferta de voos com mais conectividade”, disse Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.

“A série de anúncios feitos pela GOL, uma parceira importante em nosso objetivo de ampliar a conectividade do Brasil, reforça nossa expectativa de recordes em mais um verão no turismo internacional. Durante todo o ano o turismo gera empregos, renda e contribui para o desenvolvimento social brasileiro. No verão, pela diversidade de atrativos que o nosso país possui e com novos voos disponíveis, em mercados estratégicos, para que visitantes estrangeiros venham para cá, essa indústria sustentável da nossa economia vai ganhar ainda mais força”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur. 

“Nossa malha aérea de alta temporada de verão, a maior da história, reflete o compromisso da Companhia em atender à crescente demanda por viagens. Estamos expandindo nossas conexões, não apenas entre os principais destinos do Brasil, mas também em novos mercados internacionais, evidenciando nossa dedicação em contribuir para o fortalecimento do turismo. Essa estratégia não apenas facilita as viagens dos nossos Clientes, mas também potencializa o acesso a atrações turísticas, impulsionando a economia e promovendo o desenvolvimento regional. O aumento nas operações e a oferta de novas rotas são reflexos do nosso engajamento em proporcionar experiências significativas e acessíveis para todos os Clientes”, afirma Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da GOL.

A GOL LINHAS AÉREAS

A GOL, companhia aérea mais pontual do Brasil, faz parte do Grupo Abra e, desde sua fundação em 2001, segue o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, democratizando o acesso à aviação com soluções inteligentes que encantam mais de 30 milhões de clientes por ano. A Companhia conta com um time de 14 mil profissionais focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 141 aeronaves Boeing 737. Com alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, a GOL disponibiliza aos seus passageiros mais de 60 acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. A Smiles, que é o maior programa de fidelidade do país e oferece uma plataforma completa de viagens, e a GOLLOG, que hoje é a maior operação cargueira regular do Brasil, também fazem parte do ecossistema da GOL.