GDF entrega primeiro zebrinha elétrico em Brasília

Miniônibus tem capacidade para 55 passageiros; governo prevê mais 90 ônibus elétricos até 2026

Governo do Distrito Federal (GDF) entregou nesta quarta-feira (20/8) o primeiro zebrinha elétrico da capital, em cerimônia realizada no Centro Administrativo Vivencial Esportivo (Cave), no Guará.

O novo miniônibus elétrico tem capacidade para transportar 55 passageiros. Além dele, o governo espera receber 90 novos ônibus elétricos até 2026, marcando o início da transição para uma frota mais sustentável no transporte público.

Outras entregas e regiões beneficiadas

Na mesma solenidade, também foram entregues seis miniônibus com capacidade para 37 passageiros e um ônibus padrão. As regiões atendidas pelos veículos incluem Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará e Taguatinga.

A vice-governadora Celina Leão (PP) destacou a retomada do projeto Zebrinha, responsável por transportar diariamente mais de 15 mil passageiros em 17 cidades do DF.

Nós vamos chegar a todas as cidades. É um projeto de mobilidade que atende à comunidade local”, afirmou Celina.

Transição para motores elétricos

secretário de Transporte e MobilidadeZeno Gonçalves, reforçou que a meta do governador Ibaneis Rocha (MDB)é substituir gradualmente a frota movida a combustível por ônibus elétricos.

Segundo Gonçalves, os próximos 90 veículos eletrificados devem operar inicialmente no Plano Piloto. Ele ressaltou que a transição depende de ajustes na infraestrutura de recarga e da redução de custos, já que os modelos elétricos ainda são mais caros que os tradicionais.