Tendência que viraliza nas redes sociais pode causar problemas dentários, respiratórios e de alimentação, além de não tratar causas do estresse.
A popularização do uso de chupetas por jovens e adultos como suposta forma de aliviar o estresse e a ansiedade vem preocupando especialistas em saúde. Embora vídeos no TikTok e no X mostrem a prática como inofensiva ou até “fofa”, profissionais de odontologia e psicologia alertam para prejuízos físicos e emocionais.
Segundo a cirurgiã-dentista Gabriella Siqueira, sócia-proprietária da clínica Odonto Premier, o uso frequente e prolongado da chupeta na vida adulta pode alterar o formato das arcadas dentárias, projetando os dentes da frente e causando mordida aberta.
“Entre os prejuízos estão problemas respiratórios, pela dificuldade de fechar a boca, levando à respiração bucal; alteração na posição da língua; e dificuldade para rasgar alimentos com os dentes da frente”, explica.
Riscos e tratamentos
Se houver alterações dentárias, o tratamento pode envolver aparelhos ortodônticos para realinhar os dentes e acompanhamento com fonoaudiólogo para corrigir o posicionamento lingual. Outro alerta é para o risco de engasgo durante o sono, caso a pessoa adormeça com o acessório na boca.
“Durante o sono, não temos plena consciência dos movimentos respiratórios. Não é recomendado dormir com dispositivos soltos na boca”, adverte a dentista.
Fenômeno psicológico e modismo
De acordo com o South China Morning Post, chupetas para adultos são vendidas com promessas de melhorar o sono, reduzir o estresse e auxiliar na abstinência do cigarro. Para a psicologia, o comportamento pode ser explicado pela regressão, mecanismo inconsciente no qual o indivíduo busca conforto em hábitos da infância para evitar responsabilidades.
O psicólogo Alexander Bez afirma que o hábito simboliza fuga da realidade:
“No nível inconsciente, revela o desejo de evitar obrigações e responsabilidades que não deixarão de existir.”
Modismo nas redes
Vídeos mostram internautas usando chupetas no trânsito, no trabalho e até durante crises de burnout. Em alguns casos, customizam o acessório com adesivos, pedrarias e miçangas. Apesar do tom lúdico, especialistas reforçam que a prática não resolve a causa do estresse e pode trazer consequências sérias para a saúde bucal e respiratória.
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação e a experiência do usuário. Ao clicar em "aceitar", você concorda com o uso de todos os cookies.