Breton traz lançamentos em ambientes inspirados em memórias e ancestralidade

Com curadoria refinada e lançamentos, Breton leva sua assinatura a dois ambientes que conectam arte e identidade.

Celebrando os seus 33 anos, a CASACOR Brasília 2025 acontece de 13 de agosto a 12 de outubro, em local inédito, a Casa do Candango, na 603 Sul. A Breton, referência em design de mobiliário autoral e brasileiro, está presente em dois ambientes da mostra, com peças consagradas e lançamentos em projetos que traduzem arte e identidade.
No ambiente “Loft Breton Raízes”, assinado pela arquiteta Márcia Montenegro, a natureza é ponto de partida e de chegada. Com 95m², o espaço propõe um refúgio sensorial contemporâneo, onde estar, contemplação e lazer se entrelaçam de forma fluida, orgânica e acolhedora. As formas curvas, os materiais naturais e o design tátil traduzem a busca por ancestralidade, pertencimento e memória afetiva.

Essência e estética se unem também na parceria com a Breton. A curadoria de Márcia incluiu diversas peças da marca, entre elas, dois lançamentos apresentados ao público pela primeira vez na Casa Cor SP 2025: a poltrona e o revisteiro Bobô assinados por Larissa Perna, peças de Fernanda Marques como a poltrona Falésia, mesas de centro Ilha, além de móveis que estiveram na Semana de Design de Milão 2025, como a mesa lateral Emoções, com design de Luisa Moysés, e a mesa de jogos Luna, da designer Karol Suguikawa.


Com uma paleta em tons neutros, também compõem o espaço a poltrona Enseada, mesa de centro Moon, cadeira Oficina, por Bruno Niz, o sofá Netuno, por Caio e Carlos Carvalho e o tapete Rain.

Já o Living Permanecer, assinado por Giovanna Leal Arquitetos, nasce do desejo de resgatar a essência do acolhimento, do silêncio e da contemplação. Com 76m², o espaço propõe uma narrativa simbólica, inspirada em elementos que evocam o sagrado e a espiritualidade no cotidiano.

Destaque para o mobiliário Breton e texturas que despertam o efeito sensorial: a poltrona Avany, por Victor Vasconcelos,acadeira Zina, osofá Landscape e a mesa de jantar mantiqueira, por Fernanda Marques. O mix de formas e materiais reforçam a busca pela harmonia entre o visitante e o espaço.
A proposta reinterpreta arquétipos universais de luz, presença e reconexão, convidando ao reencontro com aquilo que há de mais essencial e sagrado em si. A integração entre arquitetura e espiritualidade é conduzida por uma paleta de materiais naturais, curvas orgânicase uma composição que prioriza o design atemporal e escultórico.
Sobre as arquitetas:
Márcia Montenegro é formada pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Iniciou a trajetória profissional no escritório de Oscar Niemeyer, onde atuou por cinco anos. Em seguida, se estabeleceu no Centro-Oeste. Com sedes em Brasília e em Portugal, atua há 22 anos no mercado de arquitetura. Além da capital federal, desenvolve projetos em Lisboa, Porto, São Paulo, Palmas, Belém e Florianópolis. Está na terceira participação na mostra.
Giovanna Leal é arquiteta e diretora criativa do escritório Giovanna Leal Arquitetos. Atua há mais de oito anos no mercado de projetos residenciais e interiores de alto padrão. Com sede em Brasília, seu trabalho se destaca pela sofisticação atemporal, atenção aos detalhes e uma abordagem sensível, autoral e profundamente conectada ao cliente. Além de liderar seu escritório, também compartilha sua experiência como mentora de arquitetos.
Sobre a Breton
A Breton construiu uma história sólida e se tornou referência no mercado de mobiliário de alto padrão. Pautada pelos valores de família, a marca tem expertise na criação, desenvolvimento e produção de mobiliário com alto valor agregado, que passa por uma curadoria afiada de uma equipe multidisciplinar preparada para atender as mais diversas demandas de um mercado exigente e que se moderniza a todo momento.
Atualmente a marca possui 20 lojas espalhadas pelo Brasil e vem construindo um legado de defesa ao design autoral, a valorização da artesania brasileira e as práticas positivas ao meio ambiente.
Breton
www.breton.com.br
@bretonoficial