Avião de empresa russa sancionada pelos EUA pousa no Brasil

Cargueiro operado por empresa russa sancionada pelos EUA pousou no Aeroporto de Brasília no domingo (10/8)

Um avião cargueiro russo Ilyushin IL-76, operado pela empresa Aviacon Zitotrans — sancionada pelo governo dos Estados Unidos em 2023 — pousou na manhã de domingo (10/8) no Aeroporto Internacional de Brasília, após um voo com escalas iniciado em Moscou.

A Aviacon foi incluída nas sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA por transportar cargas para a Venezuela.

Em contato com a coluna, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave que chegou a Brasília tem matrícula civil AZS1705, diferente da sancionada pela Casa Branca, embora seja operada pela mesma empresa.

O cargueiro permanece no aeroporto Juscelino Kubitschek e tem previsão de decolagem na quarta-feira (13/8). A FAB não divulgou o conteúdo da carga e destacou que apenas o operador do voo tem conhecimento do material transportado.

“O nosso trabalho é controlar o espaço aéreo, não a carga”, explicou um integrante da cúpula da FAB. Segundo o militar, o pouso do cargueiro russo no Brasil não faz parte de nenhuma operação militar conjunta entre os dois países.

Diplomatas do Itamaraty ouvidos pela coluna ressaltaram que não há qualquer ilegalidade ao receber o avião, já que a sanção foi imposta pelos EUA, e não pelo Brasil.

O caso, no entanto, pode gerar repercussões em Washington em meio à crescente tensão entre os governos de Donald Trump e Lula.