Prêmio Candango de Literatura recebe inscrições de 20 países

Com mais de 2.900 inscrições, 2ª edição do prêmio avança para a fase de avaliação reafirmando seu papel como vitrine da produção literária em língua portuguesa

Encerrada a etapa de inscrições, o 2º Prêmio Candango de Literatura, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, entra em sua fase decisiva, a avaliação das obras. E o desafio não será pequeno. São, nada menos, do que 2.913 inscrições: 928 a mais em relação à primeira edição. Um salto significativo que confirma o prêmio como uma das mais relevantes iniciativas dedicadas à valorização da produção literária em língua portuguesa. 

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, receber quase três mil inscrições de autores e agentes de leitura do Brasil e de países lusófonos é a prova viva de que o Prêmio Candango de Literatura se consolidou como uma referência no cenário literário em língua portuguesa. “Esse crescimento não é apenas numérico, é simbólico: mostra que a palavra escrita continua sendo uma poderosa ferramenta de identidade, memória e transformação social”, enfatizou.

A dimensão internacional do Prêmio se fortalece nesta segunda edição. Assim como em 2022, as inscrições vêm, majoritariamente do Brasil, desta vez com todas as unidades federativas representadas, mas a participação internacional mais que dobrou, comparada à edição anterior. Se no ano de seu lançamento a competição alcançou nove países, agora são 20! Além das 2.605 inscrições brasileiras, há registros de Portugal (93), Angola (50), Moçambique (28), Cabo Verde (14) e São Tomé e Príncipe (2), contemplando seis dos nove países lusófonos. Também surpreende a presença de autores dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Espanha, França, Inglaterra, Canadá, Suíça, Estados Unidos, Japão, Líbano, Canadá e Reino Unido, o que revela o potencial do prêmio como plataforma de visibilidade para escritores de língua portuguesa em diáspora.

O crescimento proporcional da participação dos países lusófonos impressiona:

  • Portugal: de 20 para 93 inscrições — aumento de 365%
  • Angola: de 15 para 50 — 233%
  • Moçambique: de 11 para 28 — 154%
  • Cabo Verde: de 7 para 14 — 100%
  • Brasil: de 1.925 para 2.605 — crescimento de 35%
  • São Tomé e Príncipe: participação inédita

Entre as categorias, todas tiveram expressiva procura: Poesia (909), Romance (656), Capa (466), Contos (444), Projeto Gráfico (211), Iniciativa de Leitura (93) e Prêmio Brasília (134) — categoria exclusiva para autores nascidos ou residentes no Distrito Federal.

Diversidade e identidade

Outro dado relevante está no perfil dos participantes: 1.639 inscrições de pessoas do gênero masculino, 1.022 do feminino, 188 de autores não-binários e 64 não identificados. Um retrato mais inclusivo e representativo da cena literária contemporânea.

Já as 47 inscrições feitas por menores de idade apontam para um futuro promissor. Sobre a forma de publicação, 85% foram inscritas por editoras, e 15% vieram de autores independentes, revelando que, mesmo com o predomínio das editoras, há espaço, e força, para produções autorais autônomas.

Próximos passos

A divulgação dos dez finalistas por categoria está prevista para setembro, e os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 31 de outubro, na Sala Martins Penna, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, mesmo local que sediou o lançamento oficial do prêmio, em 9 de maio. 

Um prêmio que celebra a palavra

Idealizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) em parceria, por processo público de seleção, com o Instituto Casa de Autores, o Prêmio Candango de Literatura nasceu para dar protagonismo à criação literária em língua portuguesa. Nesta edição, o Prêmio reafirma seu papel como ponte entre culturas, vozes e territórios, celebrando a escrita como patrimônio vivo e pulsante da língua portuguesa.

A curadoria da edição é assinada por João Anzanello Carrascoza, autor premiado e referência na literatura brasileira contemporânea. Sob a coordenação do escritor e jornalista Maurício Melo Júnior, a seleção das obras será conduzida por um corpo técnico de 45 jurados: 30 na etapa inicial e 15 na fase final. Os nomes só serão divulgados após a premiação, como forma de garantir isenção e transparência.

Premiação e contrapartidas

2º Prêmio Candango de Literatura distribuirá R$ 195 mil entre sete categorias, organizadas em três eixos:

  • Literário: Melhor Romance, Melhor Livro de Contos, Melhor Livro de Poesia e Prêmio Brasília (total de R$ 140 mil)
  • Editorial: Melhor Capa e Melhor Projeto Gráfico (R$ 20 mil cada)
  • Iniciativas Pedagógicas: Prêmio de Incentivo à Leitura (R$ 15 mil)

Como contrapartida, os vencedores das categorias literárias e editoriais deverão doar 20 exemplares de suas obras para bibliotecas públicas do Distrito Federal. Já os premiados na categoria de incentivo à leitura oferecerão uma atividade formativa online, com, no mínimo, 4 horas de duração.

Um prêmio que celebra a palavra

Histórico

Em sua primeira edição, realizada em 2022, distribuiu R$ 174 mil entre oito categorias e consagrou os seguintes vencedores:

  • Marcílio Godoi, com a obra Etelvina (Melhor Romance);
  • Alexei Bueno, com O Sono dos Humildes (Melhor Livro de Poesia);
  • João Anzanello Carrascoza, com Tramas de Meninos (Melhor livro de Contos);
  • Alexandre Pilati, com Tangente do cobre (Prêmio Brasília);
  • Gláucio Ramos Gomes, com o projeto Leitura na Esquina (Incentivo à leitura);
  • Gisela Maria de Castro Teixeira, com O Livro das Capitais (Incentivo à Leitura para Pessoas com Deficiência);
  • Design Estúdio Beatriz Mom, pelo livro Poesia é um Saco, de Nicolas Behr (Projeto Gráfico);
  • Jéssica Iancoski, pelo trabalho no livro As Laranjas de Alice Mazela, de Géssica Menino (Capa).

Serviço

2º Prêmio Candango de Literatura
Premiação total: R$ 195 mil

Categorias: Romance, Contos, Poesia, Prêmio Brasília, Capa, Projeto Gráfico e Incentivo à Leitura
Premiação: 31 de outubro, Sala Martins Pena – Teatro Nacional Cláudio Santoro
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