Evento será em setembro e reunirá arquitetos do Brasil e do exterior para discutir habitação, mudanças climáticas e inclusão territorial
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) realizará de 4 a 6 de setembro, em Brasília, a Conferência Internacional CAU 2025. Com o tema “Arquitetura e Urbanismo para todos”, o evento ocorrerá no Centro de Convenções Brasil 21 e reunirá profissionais do Brasil e de outros países para debater desafios, oportunidades e soluções para o setor relacionados aos temas patrimônio, inteligência artificial, mudanças climáticas, habitação e mobilidade, entre outros.
“Discutir o futuro da profissão é discutir o futuro das cidades. A Conferência Internacional do CAU busca promover esse debate, reunindo diferentes perspectivas e construindo caminhos para os desafios contemporâneos”, destaca a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden.
A conferência marca os 15 anos do CAU/BR e os 65 anos da capital federal. A expectativa é reunir cerca de 5 mil participantes, entre arquitetos, urbanistas, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil interessados nas transformações urbanas e no papel da arquitetura no desenvolvimento sustentável.
Entre os palestrantes confirmados está Karl Fender, sócio-fundador da Fender Katsalidis (Austrália), escritório responsável por projetos como o Australia 108 e a Torre Eureka, edifícios mais altos de Melbourne, e o Merdeka 118, em Kuala Lumpur, segundo edifício mais alto do mundo.
Também participa da conferência a arquiteta franco-brasileira Elizabeth de Portzamparc, com atuação marcada por projetos que promovem a flexibilidade e a integração ao contexto social e ambiental.
A arquiteta mexicana de origem polonesa Sara Topelson de Grinberg, ex-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), integra o grupo de palestrantes. Ela é fundadora do Docomomo México e já recebeu o Prêmio Nacional de Arquitetura do México e o título de Doutora Honoris Causa pela Universidad Anáhuac.
Do Brasil, o arquiteto Marcio Kogan, fundador do Studio mk27, está entre os convidados. Kogan é membro do American Institute of Architects (AIA) e do conselho do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A conferência contará ainda com a presença da arquiteta Nathália Bussioli, vencedora do concurso GREAT Architecture da embaixada britânica para a América Latina, e do arquiteto Gustavo Ribeiro, fundador do escritório Sito Arquitetura, vencedor do “Concurso Nacional para o Centro Cultural Usiminas em Ipatinga, MG – Brasil”, ex-conselheiro do CAU/MG. Diretor geral da AIA International, Ribeiro é o fundador e ex-presidente da AIA América Latina.
Especialista em acessibilidade, Eduardo Ronchetti de Castro também está confirmado. Com mais de 25 anos de experiência, é autor de livros sobre o tema e idealizador de uma pós-graduação nacional voltada à acessibilidade arquitetônica.
A programação será dividida em três eixos principais: “Cidades para todas as pessoas”, “Arquitetura e emergência climática” e “Democracia e participação”. Os debates devem abordar políticas públicas, habitação de interesse social, mobilidade urbana, financiamento da moradia e instrumentos de inclusão territorial.
O evento é realizado pelo CAU/BR, em parceria com a AIA International e a AIA América Latina, e conta com apoio institucional das entidades que integram o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-CAU/BR): Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).
Conferência Internacional CAU 2025
Data: 4 a 6 de setembro de 2025
Local: Brasília/DF
Mais informações e inscrições: Link