A dez dias da prova, 120 participantes aproveitaram as dicas de como elaborar uma redação dissertativo-argumentativa
Faltam 10 dias para o vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, e 120 candidatos participaram nesta sexta-feira (30) de um aulão de redação gratuito na Biblioteca Nacional de Brasília. A atividade integrou a preparação para o processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), que oferece 215 vagas para o segundo semestre deste ano nos campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Mais de mil pessoas idosas se inscreveram neste processo seletivo. O resultado final da seleção e a convocação dos aprovados saem em 15 de julho.
A ideia de oferecer um curso voltado para pessoas idosas surgiu com o objetivo de ampliar o acesso desse público à UnB e, ao mesmo tempo, aproximá-lo das atividades oferecidas pela biblioteca. “Muitas pessoas dessa faixa etária passam por aqui e não conhecem a biblioteca. Queríamos trazê-las para dentro do nosso espaço e funcionou. Hoje, vemos muitos deles participando das nossas atividades culturais”, explicou a diretora da biblioteca, Marmenha Rosário.
Marmenha conta que esse público costuma ser muito comprometido e assíduo. “É um número muito pequeno de inscritos que acabam faltando. O retorno tem sido muito positivo. Muitos dizem que o projeto os ajudou a conquistar a vaga na universidade ou a melhorar as notas. Alguns contam que estão realizando um sonho de vida, que não puderam seguir antes por estarem cuidando da família ou trabalhando.”
A professora Paula Monteiro participa voluntariamente do projeto de preparação para o vestibular 60+ desde a criação. Ela destaca a importância do vestibular exclusivo para idosos como forma de reconhecer a capacidade e a produtividade dessa faixa etária, pois é uma iniciativa que coloca os idosos em um lugar de protagonismo, de realização pessoal e intelectual.