David Gamble, especialista em sanções internacionais, dialogará com Ministérios da Justiça, Itamaraty e senador Alessandro Vieira
Brasília receberá nesta semana David Gamble, ex-chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA durante o governo Donald Trump. A agenda do norte-americano inclui reuniões com representantes do governo Lula e com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

Segundo apurou a coluna, Gamble manterá encontros com integrantes de pelo menos dois ministérios: o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). Em pauta, o fortalecimento de estratégias conjuntas para o combate a facções criminosas.
O senador Alessandro Vieira, que é delegado de polícia de formação, confirmou que a embaixada dos Estados Unidos no Brasil articulou a reunião. “Vamos tratar exclusivamente de combate a facções criminosas. Não haverá espaço para pautas políticas”, afirmou o parlamentar.
A visita de Gamble destaca o crescente interesse dos EUA em aprofundar a cooperação com o Brasil no enfrentamento ao crime organizado — tema de preocupação global, especialmente diante da atuação transnacional de facções brasileiras.
A expectativa é que, após essas conversas, novas parcerias sejam desenhadas para ações de inteligência, controle financeiro e sanções internacionais contra organizações criminosas.