Vaticano suspende canonização de Carlo Acutis após morte do Papa Francisco

Beato conhecido como “padroeiro da internet” seria canonizado no próximo domingo (27/4); cerimônia será reagendada

canonização do beato Carlo Acutis, prevista para o próximo domingo (27/4), foi oficialmente suspensa pelo Vaticano em razão da morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial na Casa Santa Marta, em Roma. A informação foi confirmada pela Santa Sé em nota à imprensa.

O anúncio da morte do pontífice foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, que, em pronunciamento emocionado, declarou:

“Com profunda dor, devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco às 7h35 desta manhã. O Bispo de Roma voltou para a Casa do Pai.”

A suspensão da cerimônia de canonização já era esperada, uma vez que os ritos litúrgicos e solenidades oficiais da Igreja Católica são pausados durante o período de luto papal e até que um novo pontífice seja eleito pelo Colégio de Cardeais.

🌐 Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis, conhecido mundialmente como “padroeiro da internet”, nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, e cresceu na Itália. Faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, em 12 de outubro de 2006. Devoto da Eucaristia, Carlo ficou conhecido por criar um site que documentava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, utilizando ferramentas digitais com um propósito evangelizador.

Seu legado ganhou projeção global ao unir fé e tecnologia — o que o tornou um símbolo da nova geração de católicos. Em 2019, o Vaticano reconheceu oficialmente um milagre atribuído à sua intercessão: a cura inexplicável de uma criança brasileira que sofria de uma malformação congênita grave no pâncreas.

Carlo foi beatificado em 2020 e, desde então, milhares de fiéis ao redor do mundo aguardavam sua canonização — que agora deverá ser remarcada pelo novo pontífice, após o fim do período de luto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *