Atividades extracurriculares nas escolas conquistam famílias

Rede aposta em escolinhas de esportes, idiomas e artes dentro do ambiente escolar para oferecer conveniência, segurança e aprendizado ampliado aos alunos

A Inspira Rede de Educadores, uma das maiores redes de educação privada do país, atenta às tendências e necessidades das famílias, destaca e intensifica a oferta de atividades extracurriculares em suas escolas por todo o Brasil. A iniciativa estratégica visa enriquecer a jornada educacional dos alunos, promovendo um desenvolvimento integral que vai além da sala de aula, ao mesmo tempo em que fortalece os laços com a comunidade escolar e oferece conveniência e segurança essenciais para os pais. 

A aposta da Inspira em atividades como escolinhas de esportes, idiomas e artes, realizadas no próprio ambiente escolar, reflete o crescente interesse das famílias pela extensão do tempo de permanência dos alunos em um ambiente educativo seguro e estimulante. Dados do Censo Escolar 2023, apontam para um aumento de matrículas de tempo integral, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Os dados referem-se à rede pública, entretanto, ilustram como a extensão do tempo na escola é de suma importância e segue como uma tendência na educação do país.

Especialistas em educação reforçam que a participação em atividades extracurriculares proporciona inúmeros benefícios para crianças e adolescentes, incluindo melhor desempenho acadêmico, desenvolvimento aprimorado de habilidades socioemocionais, aumento do bem-estar e a descoberta de novos talentos e paixões. “Em um cenário em que pais buscam praticidade e qualidade, realizar essas atividades dentro da própria escola torna-se um diferencial estratégico”, diz Luã Martins, diretor de Ensino Pedagógico da Inspira.

Na Escola Canadense, presente em Niterói, Brasília e Belém, as atividades extracurriculares — chamadas de clubs — fazem parte essencial da proposta pedagógica, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos por meio de práticas esportivas, culturais, cognitivas e sociais. Em Brasília, são 17 modalidades que vão do futsal ao teatro, passando por Advanced Math, voltada a estudantes que desejam se aprofundar em matemática. Já em Niterói, o programa Canadian Sport Club oferece uma combinação de teatro, dança, música, artes visuais, robótica, programação, xadrez e outras atividades que estimulam corpo, mente e criatividade. As unidades ainda valorizam o engajamento social, com ações solidárias organizadas pelas turmas ao longo do ano.

Em Belém, os clubs também ocupam espaço de destaque no dia a dia escolar e contribuem para uma formação mais completa e conectada às exigências contemporâneas. A escola investe em atividades como música, dança, judô, vôlei, futsal e basquete, que fortalecem habilidades como liderança, responsabilidade e proatividade, além de enriquecer o repertório dos estudantes que almejam universidades internacionais. “Dessa forma, a paixão encontra o aprendizado e proporciona experiências enriquecedoras que complementam o currículo trabalhado em sala de aula”, explica Caroline Aguiar, coordenadora pedagógica da unidade. Por meio dessas práticas, os alunos não apenas descobrem seus talentos, mas também desenvolvem um olhar mais amplo sobre o mundo e suas possibilidades.

No Colégio Anglo Leonardo da Vinci – unidade Alphaville, o período integral é direcionado pedagogicamente, e contempla aulas de Inglês, Projeto Bilíngue Cambridge International School, Projeto Interdisciplinar, Educação Emocional, monitoria de estudos, bem como brincadeiras e atividades extras, optativas a cada um dos alunos, sendo Jazz, Ginástica Artística, Judô, Xadrez, Esportes de Aventuras, Futsal, Vôlei, Musicalização, Robótica, NBA – Basquete.

Para Fernanda Ferrare, diretora pedagógica, nesses momentos de prática das aulas optativas, as crianças continuam aprendendo: “O período integral não é apenas um turno em que a criança fica na escola, e sim um momento de contraturno, com continuidade de aprendizado, porém com mais leveza e ludicidade em algumas atividades.”

Já na Global Me, escola da infância referência em educação bilíngue, a partir do G4 (etapa da Educação Infantil para crianças de 4 anos de idade), todas as turmas ficam em período estendido na escola, sendo contempladas com modalidades esportivas de capoeira, artes marciais, ballet, circo, futebol, esportes de areia e natação como atividades extracurriculares, separadas de acordo com as unidades da instituição (Jardins e Itaim). 

A aposta nas atividades extracurriculares é parte da missão da Inspira de formar cidadãos completos, por meio de uma educação inovadora, conectada com as necessidades das famílias e da sociedade. A rede segue investindo em experiências educativas que ultrapassam os muros da sala de aula — com estrutura, planejamento e cuidado.

Sobre a Inspira Rede de Educadores

A Inspira Rede de Educadores está entre as maiores redes de educação básica privada do país, com mais de cem escolas distribuídas em mais de 17 estados e no Distrito Federal. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam décadas de experiência no setor, a rede busca trazer para o grupo escolas de excelência e forte reputação, mas sempre preservando os projetos pedagógicos e o legado de cada uma. Em 2024, seus alunos conquistaram 8309 premiações olímpicas. Além disso, ao aplicar o Pisa-S (Pisa for Schools) em suas marcas para comparar o desempenho com o Pisa mundial, teve resultados similares com os dos melhores países do mundo. Todas as escolas da Inspira ficaram acima da média Brasil. No Enem, a rede conta com escolas mais bem colocadas em diversas regiões, entre elas Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, entre outras.