Iniciativa é da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil com a Associação Comercial de São Paulo

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vão lançar, na próxima quarta-feira (23), no Pateo do Collegio, centro histórico da capital paulista, a ferramenta Gasto Brasil.
Trata-se de um enorme painel de led instalado na fachada da ACSP que permitirá o monitoramento, em tempo real, dos gastos públicos da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.
Alfredo Cotait, presidente da CACB, explica que painéis semelhantes também poderão ser instalados nas 27 federações e nas 2.300 associações comerciais que formam a entidade.
“O objetivo é ajudar a sociedade a compreender como os recursos públicos são utilizados, e os impactos na vida das pessoas, na renda do trabalhador e na geração de empregos”, destaca.
Impostômetro
Durante o evento, também será entregue um estudo abordando as últimas duas décadas tributárias do Brasil.
O Gasto Brasil acompanha a ideia do “Impostômetro”, que há 20 anos foi lançado pela ACSP durante a gestão de Afif Domingos que tinha Cotait como vice. O “Impostômetro” registra, em tempo real, as taxas e contribuições pagas à União e aos governos estaduais e municipais pelos brasileiros.
Agora, serão dois painéis no lado externo do prédio da ACSP que, atualmente, é presidida por Roberto Mateus Ordine: “Os gastos do governo são maiores do que o orçamento, isso significa que vai ser necessário ter aumento de tributos para poder pagar a conta, e isso vai cair em cima do contribuinte”.
O credenciamento da imprensa deve ser realizado no e-mail alex.sallai@acsp.com.br, informando nome, cargo e veículo.
CACB
A maior organização multissetorial do Brasil, que reúne empresários de todos os setores da economia, como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de empresas de todos os portes e profissionais liberais.
Nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico sustentável e representar os interesses das Federações e Associações Comerciais junto às autoridades governamentais e demais agentes públicos e privados, proporcionando benefícios tanto para as empresas associadas, quanto para a sociedade como um todo.