Terremoto atinge Mianmar e Tailândia e deixa ao menos 150 mortos

Tremor de magnitude 7,7 causa desabamentos e centenas de feridos; ao menos 43 pessoas estão sob escombros em Bangkok

Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar, no sudeste asiático, nesta sexta-feira (28/3), deixando um saldo devastador. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi registrado a uma profundidade de apenas 10 km, fator que potencializou os danos.

Segundo a TV estatal de Mianmar, pelo menos 144 pessoas morreram no país e outras 732 ficaram feridas. Há relatos de que 20 vítimas morreram após darem entrada no principal hospital da região mais afetada.

O impacto do tremor foi tão intenso que foi sentido em Bangkok, capital da Tailândia, localizada a 1.400 km do epicentro. Na cidade tailandesa, um prédio em construção desabou, matando oito pessoas e deixando pelo menos 43 soterradas. Até o momento, três corpos foram localizados, e sete pessoas foram resgatadas com vida, segundo o socorrista Songwut Wangpon, que acompanha os trabalhos no local.

A estrutura de vários andares ruiu logo após o tremor. Um guindaste caiu do topo do edifício, levantando uma enorme nuvem de poeira e provocando pânico na região.

As autoridades seguem em alerta e intensificam os trabalhos de busca e resgate, enquanto o número de vítimas pode continuar a subir nas próximas horas. Até o momento, não há confirmação oficial de danos em outras regiões de Mianmar, país que vive sob forte instabilidade política desde o golpe militar de 2021.