GDF lança projeto “Absorva o Bem” para ampliar acesso gratuito a absorventes no DF

Iniciativa da Secretaria de Atendimento à Comunidade propõe caixas coletoras em banheiros públicos com o princípio: “se precisar, pegue; se puder, doe”

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac), lançou nesta terça-feira (25/3) o projeto “Absorva o Bem”, que visa combater a pobreza menstrual e promover o acesso gratuito a absorventes higiênicos em diferentes pontos da capital.

A ação prevê a instalação de caixas coletoras em banheiros públicos de terminais de ônibus, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), estações do metrô e também em órgãos públicos e entidades que aderirem voluntariamente à iniciativa. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Inspirado em um modelo colaborativo, o projeto funciona com base na proposta: “se precisar, pegue; se puder, doe”. Ou seja, qualquer pessoa poderá utilizar os absorventes disponíveis e também contribuir com doações nos pontos indicados pela Seac.

A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, destacou que a ação é um passo fundamental na luta pela dignidade menstrual. “A instalação dessas caixas é um passo importante para assegurar o acesso imediato ao item de higiene sem constrangimento ou dificuldade. Queremos envolver toda a sociedade na construção de um DF mais justo e igualitário”, afirmou.

Órgãos e entidades públicas interessados em aderir ao “Absorva o Bem” poderão entrar em contato com a Seac ou acessar o QR Code que estará afixado nas caixas coletoras para formalizar a participação. As caixas permanecerão disponíveis por tempo indeterminado.

O projeto reforça o compromisso do GDF com políticas públicas de inclusão, saúde e cidadania, especialmente voltadas às mulheres em situação de vulnerabilidade.