Entre os insights para melhorar a performance dos vídeos do produto da Diageo, estão destacar a garrafa no lugar do líquido e o uso de cores frias
Com a meta de otimizar o custo dos anúncios do produto Johnnie Walker Blue Label, a Diageo, maior fabricante de bebidas destiladas do mundo, investiu na utilização de inteligência artificial. Por meio da Vidmob, plataforma global líder em desempenho criativo com base em IA, que usa análise de dados para impulsionar os resultados de marketing de grandes marcas, a Diageo registrou redução de 68,8% do CPM (custo por mil impressões) de sua campanha.
A campanha “Merece Um Blue”, com vídeos no Instagram e Facebook, tinha como objetivo expandir a mensagem única do produto aos admiradores e consumidores do whisky Blue Label. Associado a um estilo de vida sofisticado, a bebida escocesa vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. Dados da Scotch Whisky Association revelam que o país se tornou o quarto maior mercado de whisky escocês do mundo, com crescimento de 215,2% no pós-pandemia.
No caso da campanha do Johnnie Walker Blue Label, a ferramenta exclusiva da Vidmob analisou, frame a frame, todos os elementos presentes nos criativos dos vídeos durante sua veiculação nas redes sociais da Meta, assim como as mais de 39,5 milhões de impressões dos usuários, como reações, comentários e compartilhamento.
Como recomendação para a Diageo, a Vidmob indicou começar os criativos com mensagens impactantes. Assim como nas primeiras orientações para “Merece um Blue”, o argumento de singularidade – com as mensagens “Apenas um em cada 10 mil barris consegue entregar o sabor de Blue Label” e “Um blend feito com os mais extraordinários whiskies escoceses” – foi 8,09% superior utilizando vídeos de até 15 segundos de duração.
Entretanto, o argumento de como ser feito – com a mensagem “Sirva 45 ml de Blue Label em um copo de whisky sem gelo – teve excelente rendimento com criativos mais curtos, chegando a 9,76% de CPM.
As cores também tiveram papéis fundamentais nos insights gerados pela Vidmob. Ao longo da campanha, os tons quentes amarelos não corresponderam bem às mensagens de Blue Lake. A recomendação foi o uso do dourado no começo dos criativos, mas priorizando o azul nas cenas do meio para o final, obtendo 30,11% de ganho em CPM.
“Com a IA da Vidmob, percebemos que a cor dourada, comum em todos os whiskies, não era tão impactante quanto a cor azul. Com esses insights, pudemos focar nas principais recomendações criativas para a campanha e, ao mesmo tempo, otimizar o investimento em mídia nos nossos anúncios. Notavelmente, ao substituir o dourado pelo azul, o desempenho melhorou”, diz Lindsay Stefani, chefe de mídia, dados, crescimento e experiência de marca da Diageo. “Em outras palavras: a utilização de IA ofereceu insights acionáveis para o time criativo em uma parceria super eficiente nessa campanha ground-breaking.”
As animações que contaram com cenas focadas somente no movimento do líquido obtiveram baixo rendimento na nova campanha com queda no CPM. Para reverter essa situação, a Vidmob recomendou priorizar a imagem da garrafa destacando o copo e rótulo de Blue Label.
“A Vidmob tem potencializado campanhas de grandes marcas e não foi diferente com as ações de mídia da Blue Label. Os vídeos que já estavam rodando nas redes sociais tiveram um resultado ainda mais expressivo após os insights gerados pela nossa Inteligência Artificial. Imagens como da garrafa, por exemplo, fazem mais sentido naqueles poucos segundos que precisam chamar atenção e brilhar o olhar do público”, diz Miguel Caeiro, Head Latam da Vidmob. “É importante destacar que com a redução do CPM é possível otimizar as campanhas, ampliando o alcance da marca e chegando a um número maior de pessoas de maneira mais assertiva.”
Sobre a Vidmob
A Vidmob, The Creative Data Company, com seu software baseado em IA, melhora o desempenho criativo e de mídia, ajudando marcas e agências a desenvolverem suas próprias melhores práticas criativas personalizadas, garantindo que esses aprendizados sejam aplicados em todas as mídias veiculadas. A abordagem da Vidmob no uso de dados criativos promove a consistência da marca, reduz o desperdício criativo e de mídia, e aumenta o desempenho geral dos negócios em todo o funil de vendas. Como pioneira e líder do setor em dados criativos, o poder da plataforma da Vidmob está em suas integrações em todo o ecossistema de anúncios digitais, na análise de cada atributo criativo – combinada com o desempenho associado – para mais de 18 milhões de criativos de anúncios e em sua abordagem exclusiva, que combina insights humanos e dados de máquina.
A Vidmob é uma empresa “mission-driven” – que tem o propósito de mudar o mundo para melhor. Para isso, doa 1% de seu lucro anual por meio de sua fundação Vidmob Gives, uma entidade sem fins lucrativos comprometida em retribuir às comunidades por meio de trabalho e serviços voluntários, doações e desenvolvimento de criativos pro bono para organizações sem fins lucrativos.
A empresa já recebeu mais de 210 milhões de dólares em financiamento, com o apoio de líderes do setor, como a Adobe, e recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Ad Age de Melhores Lugares para Trabalhar e o Digiday’s de Tecnologia Mais Inovadora. Saiba mais sobre a Vidmob em www.vidmob.com e sobre a Vidmob Gives em www.vidmob.gives