DF registra 211 casos suspeitos de dengue em 2025

Especialista reforça principais cuidados para a população combater à doença

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, representa uma séria ameaça à saúde pública, inclusive para o Distrito Federal. De acordo com dados divulgados pela Secretária de Saúde (SES-DF), a região já registrou 211 casos suspeitos de dengue em 2025, sendo 206 prováveis.

Ao contrário de outras enfermidades, como a gripe, a dengue é transmitida apenas pela picada do mosquito. Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça e no corpo, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, a dengue pode levar à dengue hemorrágica, que pode ser fatal. 

Para evitar a contaminação pela dengue, é importante tomar medidas preventivas, como eliminar possíveis criadouros do mosquito, como água parada em vasos de plantas, pneus e recipientes plásticos. Além disso, é recomendado o uso de repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o período de maior atividade do mosquito, que é durante o dia.  

“Em caso de suspeita de dengue, é importante procurar um médico imediatamente para o diagnóstico e ações adequadas. O tratamento da dengue é sintomático e inclui repouso, hidratação e medicamentos para aliviar os sintomas. A prevenção é a melhor forma de combater a doença e evitar a sua propagação”, destaca Ikaro Alves, professor do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília – Taguatinga Shopping.

Abaixo, seguem algumas dicas sobre como podemos reduzir o risco de infecção da doença:

  • Eliminar todos os criadouros de mosquitos ao redor das casas, como recipientes de água parada; 
  • Usar repelentes de insetos regularmente, especialmente durante o amanhecer e o anoitecer, quando os mosquitos Aedes aegypti estão mais ativos; 
  • Usar roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante atividades ao ar livre; 
  • Instalar telas em portas e janelas para impedir a entrada de mosquitos em casa. 

Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.