Empréstimo de cadeiras de rodas no DF atende pessoas carentes

O Instituto Destak do Bem fica em São Sebastião e acolhe pessoas que não possuem condições de comprar equipamentos médicos

Depois de passar dois dias internado no Hospital Regional do Paranoá (HRP), em 2014, Maxwell Costa, 37 anos, conheceu um paciente que havia sofrido um acidente de trabalho. Sem condições de comprar uma cadeira de rodas — requisito para receber alta —, ele não podia voltar para casa. Sensibilizado com a situação, Max resolveu comprar o equipamento e emprestá-lo ao homem. Assim começava o Instituto Destak do Bem, que atualmente conta com cerca de 700 cadeiras disponíveis para empréstimo.

Maxwell acabou internado depois de ser atropelado por um carro enquanto trabalhava como motoboy. O motorista fugiu e ele foi encontrado pelo cachorro de um morador da região. Já no hospital, conheceu a realidade de pessoas carentes que precisam de equipamentos caros para continuar o tratamento.

“Eu sempre tive o sonho criar um projeto social. Em 2014, vi a necessidade das pessoas no hospital que precisavam de cadeiras de roda. Assim que eu saí de lá, comprei quatro cadeiras e comecei a divulgação pelas redes sociais.”