10° Expansão do centro de compras e experiências traz a Brasília grandes marcas nacionais e internacionais. Projeto reverencia o cerrado e o céu da capital
O ParkShopping está celebrando a 10ª expansão em seus 41 anos de história com Brasília. No compasso de uma era de incessantes transformações em torno das percepções, desejos e atitudes individuais e coletivas, além das revoluções do varejo, o centro de compras e experiências mais completo da cidade ganhará um novo boulevard com grandes marcas nacionais e internacionais.
Assinado pela FEU Arquitetura, o projeto da nova expansão tem o Cerrado como principal inspiração, valorizando a relação do ParkShopping com o Planalto Central e com a natureza ao seu redor. “Os shoppings do século 21 são locais aprazíveis, de convivência, de encontros. A nova expansão do ParkShopping é um elo entre o Deck Parking/PKS Corporate e o ParkShopping. Foi projetada para o público que circula no local poder apreciar o céu de Brasília, valorizar e se inspirar com o bioma local”, adianta o arquiteto Alexandre Feu.
O projeto impactará positivamente os visitantes e clientes com soluções que abraçam uma conexão que todo brasiliense reconhece, mas que, no dia a dia, pode passar despercebida. “A luz natural permeia toda a ampliação com uma claraboia que corta o teto. No exterior, o telhado traz nuances verdes, uma vista interessante para quem trabalha ou frequenta as torres e o Deck Parking. As duas fachadas, desenhadas com elementos dessa natureza admirável e familiar aos moradores da cidade, é uma ligação com a beleza e com a vida local”, detalha Feu.
Para o arquiteto, a arquitetura compõe o cenário da vida nas cidades. “O que me interessa são as pessoas. Trabalho pensando em como elas se relacionarão com o projeto, no impacto positivo que ele trará ao cotidiano. A nova expansão do PKS é um projeto surpreendente e instagramável”, aposta. No interior, 60 novas lojas, espaço gourmet com jardins de inverno para o público saborear o melhor da gastronomia nacional e internacional, além de áreas com comodatos. Tudo inserido em um ambiente confortável, clean e elegante, propício para compras, encontros e celebrações.
O ParkShopping inicia, em janeiro/2025, as obras de sua nova área. Com investimento previsto de R$221 milhões, a 10ª expansão do PKS somará mais 9.000m² de Área Bruta Locável (ABL) aos 53.085m² atuais. Ao todo, serão mais de 12.500m² de área construída com novas experiências, conveniência e conforto, permitindo que o shopping mais completo de Brasília reafirme seu lugar entre os melhores e mais belos do País.
Um ParkShopping presente
A nova expansão do PKS será entregue a Brasília em 2026. O centro de compras e experiências passará a contar com cerca de 72 mil m² de área construída. “É uma alegria entregar a Brasília uma expansão pensada em cada detalhe para a nossa cidade, respeitando e exaltando o que os brasilienses aprenderam a admirar. Além disso, movimentaremos a economia local, com geração de muitos empregos diretos e indiretos. O ParkShopping está localizado em uma área que se tornou central na cidade, tendo impulsionado o desenvolvimento do Park Sul, uma região que cresce de forma impressionante e tem se consolidado como uma das mais valorizadas de Brasília”, pontua Natália Vaz, superintendente do ParkShopping.
Eduardo K. Peres, presidente da Multiplan, pondera que a 10ª expansão consolida o PKS como o shopping dos brasilienses e evidencia a preocupação constante da Multiplan em evoluir e melhorar o portfólio. “Assim como Brasília, o PKS nunca parou no tempo. Queremos estar cada vez mais conectados com as novas gerações, não apenas com um mix diversificado, mas com estruturas e instalações modernas e atraentes”, diz.
Em 2023, o ParkShopping recebeu 12 milhões de pessoas, gerando a impressionante cifra de R$1,6 bilhão em vendas. Em 2024, no mix diversificado desembarcaram marcas importantes e exclusivas, como o badalado restaurante Gurumê, o Empório Prime, a icônica ótica Ray Ban e muitas outras operações que enriqueceram o mix de moda e gastronomia. Em breve, The North Face, uma nova BOSS e a HUGO, que traz uma identidade mais jovem do grupo Hugo Boss, também serão novas opções para os clientes do mall. No mix de gastronomia, o Pobre Juan, referência da boa mesa, também desembarcará no ParkShopping.
ParkShopping – Inaugurado em 1983, o ParkShopping é referência na capital do País e conta com um mix diverso e qualificado de marcas, ampla oferta de serviços e excelentes opções de lazer e entretenimento para os brasilienses. Os empreendedores do ParkShopping são Multiplan e Previ, com administração da Multiplan. O PKS foi certificado por dois anos consecutivos no Experience Awards (2023 e 2024), no segmento Shoppings, que recebeu milhares de votos de consumidores. A premiação indica o ranking NPS (Net Promoter Score), uma métrica de lealdade do cliente, e visa reconhecer as empresas com os melhores índices do Brasil em diversos segmentos.
O ParkShopping atende a região que lidera o ranking de PIB per capita nacional. Maior e mais completo shopping de Brasília, o PKS vem contando uma história de sucesso, crescimento e inovação. O shopping representa hoje 3,4% da ABL do Centro-Oeste, segundo a Abrasce, enquanto suas vendas anuais totalizaram 10,4% das vendas totais dos shoppings na mesma região, alcançando R$1,6 bilhão em 2023 e ocupando o quinto lugar no portfólio Multiplan.
Sobre a Multiplan – Fundada em 1974 como empresa full service, a Multiplan é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de um dos melhores portfólios de empreendimentos do país. Atua estrategicamente no desenvolvimento de shopping centers e imóveis comerciais e residenciais, por meio de projetos multiuso que oferecem conveniência e comodidade aos usuários e geram valor a seus ativos. Desde 2007 na Bolsa de Valores Brasileira, é a maior empresa imobiliária da B3, em valor de mercado.
A Companhia também representa uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil. Tem, atualmente, 20 shoppings centers em operação, em 7 estados brasileiros, e gera cerca de 80 mil empregos no país. Hoje, os empreendimentos da Companhia já somam mais de 6 mil lojas, com um variado mix, e recebem aproximadamente 200 milhões de visitas por ano. A Multiplan prioriza em suas propostas o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua e mantém diversos projetos com foco nas comunidades vizinhas às suas construções.