Em evento realizado na Casacor, empresa anuncia novo espaço com sede na Arena BRB Mané Garrincha
O The Collab Foundation, hub de inovação em deep tech, saúde e smart cities, que também apoia a transformação de pesquisas científicas em produtos, teve sua chegada oficializada em Brasília, em um evento realizado na Arena BRB Mané Garrincha. A cidade oferece fácil acesso ao ecossistema de inovação e uma relação próxima com o governo, elementos essenciais para fomentar smart cities e gerar impacto social. A proposta do hub é escapar do óbvio, desviando o foco do Sul e do Sudeste, e reconhecendo o talento e a inteligência presentes no Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país. A partir de Brasília, o The Collab Foundation pretende desenvolver um projeto de impacto para promover a inovação em outras regiões.
“Temos planos de outras unidades no Norte e no Nordeste. Para cada lugar que formos, teremos uma marca específica. O The Collab foi criado especialmente para Brasília; a marca e o logo lembram a cidade e dialogam com a população local”, comenta Diego Aristides, CEO do The Collab Foundation.
Para Priscila Toledo, sócia do projeto, a proposta é unir esforços com o ecossistema que já existe nas cidades. “Chegaremos sempre com muito respeito e com o cuidado de falar a mesma língua de cada cultura”. As conversas estão em andamento para que, em 2025 e 2026, os investimentos em outros estados possam se concretizar.
Em Brasília, o The Collab Foundation contará com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. O banco será o único apoiador do setor financeiro do hub. “Para o The Collab, estar perto da Caixa Econômica Federal é uma grande conquista. Estamos falando de uma instituição que atende e entrega inovação a 150 milhões de pessoas”, explica Diego. “Vamos apoiá-los com deep tech e atuar como um agente de transformação, contribuindo para a evolução digital e social no país”, conclui.
Na data do lançamento, o hub também anunciou um programa para apoiar a formação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, focado no desenvolvimento de habilidades digitais. O objetivo é gerar inclusão digital, aumentar a empregabilidade e estimular o desenvolvimento socioeconômico dessas mulheres e das regiões com baixo IDH. O programa pretende capacitar 1.000 mulheres em diversas áreas da tecnologia, incluindo front-end, cloud, práticas de inteligência artificial, inglês técnico, educação financeira e habilidades socioemocionais.
O The Collab impulsionará a transformação de cidades por meio de smart cities, direcionando esforços para áreas como saúde, biotecnologia, IA, computação quântica e design. “A sociedade precisa compreender que a forma como trabalhamos e vivemos está mudando. Após a transição para o digital, entramos em uma era de transformação radical. E é por meio da deep tech que o The Collab Foundation vai transformar a sociedade”, enfatiza Priscila. “O hub não é uma consultoria; o nosso intuito é criar um ambiente de confiança, onde os parceiros possam interagir e expressar suas necessidades. A ideia é colaborar para evoluirmos juntos, e os clientes têm percebido esse valor”, finaliza Diego.
Sobre o The Collab Foundation
Fundado em 2024 por Priscila Toledo e Diego Aristides, é um hub de inovação com sede em Brasília. Com foco em deep tech, saúde e smart cities, contribui com ecossistemas locais e apoia a transformação de pesquisas científicas em produtos, a fim de gerar impacto social. O The Collab Foundation é parte da Stellula.co, uma holding de tecnologia dos mesmos empreendedores, que impulsiona a inovação em empresas de todos os portes. Em Brasília, conta com o apoio da Caixa Econômica Federal. Para mais informações, acesse: www.thecollab.foundation.