Ministério das Comunicações entrega computadores no Sol Nascente

Equipamentos serão utilizados para capacitações, cadastro e atendimento em serviços públicos

“A gente precisa andar uns 10 km para chegar a uma lan house quando tem que tirar uma xerox, fazer um trabalho de escola das crianças. Então, quando a gente soube que iam chegar esses computadores, ficamos muito felizes, porque vai facilitar demais”. O depoimento é de Brenda Nicole Fernandes, uma das pessoas atendidas pelo coletivo Mulheres do Sol, instituição que recebeu 19 computadores do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações.

Cinco máquinas foram entregues por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e os outros 10 por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Programando o Futuro.

A entrega foi feita nesta terça-feira (8), com a participação da chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério das Comunicações, Ludymilla Chagas, e de representantes do MDS, que recentemente esteve em um encontro com as moradoras da favela do Sol Nascente, no Distrito Federal, e identificou a necessidade de computadores para inclusão digital.

“Hoje nós viemos garantir a instrumentalização dessas mulheres aqui nesse território. Isso é de extrema importância porque, como a gente sempre fala, levar um computador é levar uma biblioteca, é levar um armário, é levar uma cozinha solidária, é levar direitos, é levar acesso e garantir voz”, destacou Ludmylla.

Os computadores serão utilizados em um laboratório dentro da sede do coletivo, localizado no Trecho III do Sol Nascente, em uma área sem asfalto, escola e hospital próximos, onde boa parte da população vive em extrema pobreza. O Mulheres do Sol tem 2,6 mil pessoas cadastradas e entre as ações oferecidas pelo espaço estão rodas de conversa e distribuição de alimentos.

Com a chegada dos computadores, serão oferecidos cursos para crianças e adultos a partir de 12 anos de idade. Cinco desses computadores serão exclusivos para uso da comunidade para acesso a serviços públicos, como o cadastro no programa Bolsa Família e agendamentos em centros de referência em assistência social.

“Com esses computadores, as mulheres vão ter um espaço, não só de aprendizagem, mas de acessar os programas do governo, ver a questão de documentos para a família. Para a comunidade aqui, é de fundamental importância, primeiro que não tem lan house perto e segundo que também é questão de recursos, de dinheiro para pagar lan house”, observa Marly, uma das irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, que estão inseridas no Sol Nascente desde 2013.

Programa

O Computadores para Inclusão é uma ação do Governo Federal, executada pelo Ministério das Comunicações, para implementação de Políticas de Inclusão Digital. Ele tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas e realiza o descarte correto de resíduos eletrônicos.

O Ministério das Comunicações já investiu mais de R$ 60 milhões em benefício do Programa, viabilizando a promoção da inclusão digital no país. O Programa já soma, desde sua criação, um volume de 47,4 mil computadores doados, compondo mais de 3,4 mil Pontos de Inclusão Digital (PIDs), distribuídos para 955 municípios brasileiros.

Quanto aos processos de formação, foram ofertados 209 cursos, resultando na formação de mais de 44,6 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho. Além disso, os CRCs já deram a destinação adequada a mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos, ultrapassando três mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.