Em quatro dias de imersão, convidados acompanham palestras de especialistas como Ronaldo Lemos e Diogo Cortiz
O Inteli, primeira faculdade de tecnologia e engenharia do Brasil 100% focada em projetos, lança o Compass, programa gratuito e inédito focado em inteligência artificial e cibersegurança, voltado para as altas lideranças das empresas. O curso desenvolvido em parceria com o ITS (Instituto de Tecnologia de Software) acontece até 11 de outubro, no campus do Inteli, em São Paulo, e tem entre os 35 alunos convidados executivos de organizações como Meta, Totvs, RD Saúde e Fleury.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque como Ronaldo Lemos, um dos responsáveis pela criação do Marco Civil da Internet, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e participante ativo do desenvolvimento do Compass; Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e colunista no UOL de tecnologia e inovação; Nico Robinson, head de políticas públicas da OpenAI na América Latina e Caribe e primeiro funcionário da startup na região; e Ronan Damasco, CTO da Microsoft no Brasil.
O objetivo central do programa é capacitar os líderes a argumentarem com mais confiança sobre as principais tecnologias emergentes, além de fortalecer suas habilidades de tomada de decisão com foco nos negócios e ampliar a visão sobre as oportunidades que essas inovações oferecem.
Durante as palestras, os participantes entendem como a IA e a cibersegurança impactam setores como energia, áreas urbanas e podem influenciar até na questão climática. Além disso, o curso traz discussões sobre os riscos associados à privacidade e governança, o futuro das organizações, inovações em deep tech, aplicações de IA para aumento de produtividade, ameaças cibernéticas e estratégias de defesa.
Os executivos têm a oportunidade de acompanhar, ao vivo, demonstrações de aplicações de IA e blockchain feitas pelos alunos do Inteli e entender como elas podem potencializar novos produtos. Também participam de estudos de caso de sucessos e insucessos em implementações de inteligência artificial.
O programa traz ainda um olhar para o futuro. A intenção é potencializar as tomadas de decisões estratégicas dos altos executivos, especialmente a respeito de inteligência artificial e cibersegurança.
Mauricio Garcia, presidente do conselho acadêmico do Inteli, e um dos professores do curso, destaca que o Compass é uma iniciativa inovadora por integrar conhecimento técnico aos negócios. “Conforme a tecnologia avança, aumenta o fosso entre os que entendem do negócio e aqueles que dominam a tecnologia. Nunca foi tão importante o perfil híbrido, ou seja, aquele que consegue navegar nos dois lados. Não é mais possível considerar a tecnologia como um departamento de apoio, ela precisa ser transversal em toda a organização”, destaca Garcia.
Sobre o Inteli
O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) é a primeira faculdade de engenharia e tecnologia do Brasil com ensino 100% baseado em projetos. O Inteli é uma instituição sem fins lucrativos e comprometida em formar os futuros líderes para diminuir o déficit de profissionais brasileiros da área de tecnologia. Com campus dentro da Cidade Universitária, no Butantã, o Inteli atende a mais de 450 estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. A instituição também integra o IPT Open, programa estadual para promover parcerias do setor privado com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que já abriga 12 empresas.