Pesquisadores apontam que há chances de o manuscrito encontrado ter sido escrito pela irmã de Mozart, que teria guardado a obra em memória do irmão
Uma nova peça de Mozart, com duração de 12 minutos, foi recentemente descoberta no acervo das bibliotecas de Leipzig, Alemanha. Intitulada Ganz kleine Nachtmusik (Pequena música noturna), a obra, composta por sete andamentos para trio de cordas, surpreendeu estudiosos ao surgir como uma possível criação do gênio musical. Acredita-se que a composição tenha sido escrita por volta de 1760, quando Mozart ainda era um adolescente.
Embora o manuscrito encontrado seja uma cópia feita em 1780, muitos acreditam que a obra foi preservada pela irmã de Mozart, Nannerl, em memória ao irmão prodígio. A descoberta abre portas para a esperança de que outras composições de Mozart, ainda perdidas, possam um dia ser encontradas.
Neste sábado (21/9), a obra foi interpretada pela primeira vez em um evento especial na Ópera de Leipzig. O público, que teve o privilégio de assistir à estreia gratuita, foi transportado ao universo do jovem Mozart, em uma celebração única de sua genialidade e legado.
Quem foi Mozart?
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu na Áustria, em 1756, e é amplamente reconhecido como um dos maiores compositores de todos os tempos. Filho do músico da corte Leopold Mozart, desde muito cedo demonstrou habilidades extraordinárias. Com apenas quatro anos, já dominava o violino e o cravo, tendo aulas de música com o pai. Suas composições influenciaram profundamente gerações de artistas, e seu legado permanece vivo até os dias de hoje. Mozart faleceu em 5 de dezembro de 1791, aos 35 anos, mas sua música continua imortal.