Relatos de aparição de Ovnis foram entregues ao Arquivo Público Nacional. No DF, em 45 anos, houve 99 registros
Pontos brilhantes, itens metálicos e oval branco. É assim que alguns brasilienses descreveram à Força Aérea Brasileira (FAB) a aparição de Ovnis— objetos voadores não identificados. Os relatos, registrados desde 1954, se tornaram públicos este ano após a Aeronáutica os disponibilizar ao Arquivo Público do Governo Federal.
Os relatos identificados como sendo do DF foram feitos por pessoas das mais diversas profissões. Em uma das descrições, um capitão do Exército Brasileiro afirmou que ele e mais quatro pessoas avistaram um “objeto arredondado com várias cores” no céu. O caso ocorreu em 2015 e o avistamento teria durado cerca de 1 hora.
Em 2000, uma professora disse ter se deparado com dois Ovnis. Para o relatório, a mulher afirmou que estava em Sobradinho, no Polo de Cinema, quando viu dois objetos “a 500 metros um do outro, redondos, com tamanho de um palmo e metálicos brilhantes”. Um deles estaria se deslocando em linha reta e o outro, em zigue-zague.
Um ano depois, em 2001, há pelo menos quatro notificações de Ovnis apresentadas à FAB. No Guará I, uma estudante de 17 anos alegou ter visto com um binóculo algo parecido com uma balão. O item teria várias cores e ficado parado no ar por horas.