Um vídeo que vem fazendo sucesso no X mostra um homem dizendo que casou com a nora – a ex-mulher do próprio filho. O caso causa dúvidas, afinal, nem todo casamento entre pessoas da mesma família é permitido.
O Código Civil proíbe enlaces de uma pessoa com parceiros que estejam até o terceiro grau de parentesco — e isso inclui filhos dos ex-cônjuges, mesmo que adotivos.
É incesto? O que lei brasileira diz sobre casamento entre parentes
Pais não podem casar com seus filhos, sejam eles adotivos ou biológicos. A pastora Flordelis, por exemplo, chegou a ser mãe de criação do pastor Anderson do Carmo, com quem se casou anos mais tarde. O casamento não seria válido se ela tivesse oficializado a adoção.
Essa proibição segue até a terceira geração de ascendentes. Ou seja, a união entre avós e netos, e bisavós e bisnetos também é proibida.
Não é possível também casar com parentes próximos do ex-cônjuge. Sogros e enteados são considerados parentes “afins”, ou seja, familiares que recebemos pelo casamento ou união estável. Mesmo que o compromisso seja desfeito — ou que os filhos do cônjuge sejam adotivos — a ideia de parentesco permanece, mantendo a proibição perante a lei.