O líder russo fez um discurso duro durante um grande evento comemorativo da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial
O presidente russo, Vladimir Putin, voltou a acusar o Ocidente nesta quinta-feira, 9, de colocar o mundo em risco de um conflito global, afirmando que nenhum país pode ameaçar seu país, que chamou de “a maior potência nuclear do mundo”. Ele também ressaltou que seus militares estão “prontos para combate”. As declarações foram dadas durante um discurso no evento que comemora a vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
O líder do Kremlin, que lidera uma invasão em grande escala à Ucrânia, acusou as elites ocidentais de “arrogância” por esquecerem o papel decisivo da União Soviética na derrota do regime de Adolf Hitler e sugeriu que elas alimentam conflitos em todo o mundo.
“Sabemos aonde leva a exorbitância de tais ambições. A Rússia fará tudo para evitar um confronto global”, disse Putin na Praça Vermelha, diante de membros do exército, em meio a uma inusitada nevasca de maio. “Mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. Nossas forças estratégicas estão sempre em estado de prontidão para o combate.”
Risco de guerra
A crise aprofundou-se nas últimas semanas: o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu aval final a um aporte de US$ 61 bilhões em ajuda à Ucrânia; o Reino Unido disse que Kiev tinha o direito de atacar a Rússia com armas britânicas, e o presidente francês, Emmanuel Macron, recusou-se a descartar o envio de soldados francesas para combater as forças russas.