Pesquisa também aponta que houve queda de 18% no quadro de policiais civis e científicos. Recuo vai na contramão do crescimento da população de Brasília, que tem 2.817.38, segundo último Censo.
O número de policiais militares na ativa no Distrito Federal caiu 31,5% nos últimos 10 anos, segundo estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado nesta terça-feira (27). Já o quadro de policiais civis e científicos recuou 18%.
Segundo o levantamento, em 2023 havia:
- 10.567 PMs ativos no Distrito Federal, enquanto em 2013 eram 15.430
- 4.050 policiais civis e científicos. Em 2013, eram 4.961
A Polícia Militar é responsável por ações ostensivas e preventivas de combate ao crime e de preservação da ordem pública. A Civil tem como função registrar e investigar denúncias de crimes. A Científica atua de forma complementar à Civil, e faz perícias para encontrar provas em investigações criminais.
A queda no número de policiais ativos vai na contramão do crescimento da população. Em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brasília tinha 2,5 milhões de habitantes. O último Censo, de 2022, diz que a população do DF é de 2.817.381 habitantes — um aumento de 9,6%.
👉 De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o DF tem um PM por km². A média nacional é de um PM para cada 24 Km².
👉 Já os policiais civis são dois por km², enquanto a média nacional é de 1 para cada 96 Km².
A Polícia Civil informou que o principal motivo da queda do efetivo são as aposentadorias por tempo de serviço e os falecimentos. Apesar da baixa, a corporação afirma que, com planejamento efetivo e medidas que promovem a participação de mais policiais no exercício da função, acredita que está combatendo a criminalidade com índices positivos nos resultados.
Como medida para aumentar o efetivo, a Polícia Civil disse que promover concursos públicos para o preenchimento dos cargos é o principal mecanismo. “De acordo com a Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), a Polícia Civil está em fase de escolha da banca dos concursos públicos para delegado, agente de custódia e cargos administrativos. Não há prazo para esses certames serem lançados. Os dois concursos de agente e escrivão já estão com os aprovados em fase de nomeação”, disse a corporação em nota.
Foto: Vinicius de Melo (Agência Brasília)