O sistema do DOC deixará de existir definitivamente no dia 29 de fevereiro, mas as transferências bancárias vão até o dia 15 de janeiro
O DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos mais tradicionais meios de transferência bancária, será aposentado.
Segundo nota da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o fim do DOC está programado para esta segunda-feira, 15, às 22 horas. Depois desse prazo não será mais possível utilizar esse meio de pagamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Já a data limite para agendamento do DOC é dia 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. Também se encerra no dia 29 de fevereiro o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados.
Além do DOC, também serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), usadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários. Tanto na TEC e quanto no DOC, o valor máximo das transações permitido é de R$ 4.999,99.
As movimentações feitas via DOC são concluídas um dia depois que o banco recebe a ordem de transferência. Já no caso da TEC, a transferência de recursos é garantida até o final do mesmo dia em que foi dada a ordem. As tarifas variam entre as instituições bancárias.
Perdeu espaço
A Febraban aponta que o DOC, criado em 1985 pelo Banco Central, perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.