Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de ‘grande perigo’ para o DF; temperatura na madrugada chegou aos 27°C

Termômetros podem atingir 35°C ao longo do dia. Umidade relativa do ar deve chegar aos 15%. 

O Distrito Federal está sob alerta vermelho devido ao calor. Durante a madrugada deste sábado (11), quando as temperaturas costumam ser mais frias, os termômetros chegaram aos 27°C no Plano Piloto.

O alerta foi emitido pela Defesa Civil e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado. Por causa da continuidade do tempo quente e dos altos níveis que os termômetros podem atingir, o aviso foi caracterizo como de “grande perigo“. 

O instituto informou ainda que a temperatura está 5°C acima da média por pelo menos 5 dias. Segundo o Inmet, a temperatura pode chegar aos 35°C durante a tarde, momento mais quente do dia.

Além disso, a umidade relativa do ar pode atingir os 15%. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que a umidade fique em torno de 60%

Neste domingo (12), há possibilidade de chuva na capital. No entanto, segundo o Inmet, o tempo quente deve permanecer até quarta-feira (15). 

Hidratação

Em dias de calor, a recomendação dos médicos é para que se mantenha o corpo bastante hidratado. Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. No entanto, a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.