Black Friday: 9 dos 10 maiores dias de vendas no e-commerce acontecem em novembro, aponta Rakuten Advertising

Especialistas da empresa apostam em estratégias baseadas na jornada do consumidor e em influenciadores nichados para ampliar as conversões durante a principal data do e-commerce 

Com a proximidade do mês mais aquecido do varejo, o e-commerce segue buscando novas formas de capturar a atenção do consumidor. A digitalização acelerada pela pandemia deu às pessoas maior familiaridade com o hábito de consumir sem sair de casa. Diante de compradores mais atentos a ofertas e preços na internet, a briga das marcas por maiores níveis de conversão tem se intensificado no campo estratégico. 

Em 2022, a Rakuten Advertising registrou crescimento de 88% nas vendas intermediadas por anúncios online no Brasil, sendo que 9 dos 10 maiores dias de venda no ano passado ocorreram durante o mês de novembro. Analisando as estratégias de conversão, os afiliados de cashback foram os que mais se destacaram, concentrando a maior parte do market share durante períodos de pico nas vendas. 

Diante de um cenário de alta intenção de compra e consumidores online mais experientes e habituados com o e-commerce, a Rakuten Advertising apresenta boas práticas para que o mercado reaja da melhor maneira possível a essa nova forma de comprar do consumidor brasileiro, visando gerar conversões ainda mais assertivas na Black Friday 2023. 

Evelin Amaral, diretora de client service da Rakuten Advertising, defende uma diversificação de investimentos que envolva cada uma das etapas da jornada de compra, para ampliar o volume de conversões. “De forma simplificada, a principal metodologia guia o consumidor pelo funil, chamando a atenção do cliente, gerando o interesse para a marca e o produto, criando o desejo e, por fim, gerando a ação, que é a decisão de compra do usuário”, diz a executiva. 

A diversificação de estratégias ao longo do funil contribui para investimentos mais planejados e assertivos dos anunciantes, minimizando riscos e variando as fontes de tráfego. A figura do influenciador também funciona como peça fundamental de validação de compra. Segundo pesquisa do Google Insights, 70% dos adolescentes em todo o mundo confiam mais em influenciadores de nicho do que em “celebridades” de alcance nacional ou global. 

Expectativas de compras e categorias em destaque

Uma recente pesquisa da Rakuten Advertising destacou a força de influenciadores do nicho de beleza, sendo responsáveis por um crescimento de 73% dessa vertente de janeiro a junho de 2023. Outras categorias como saúde e bem-estar, lojas de departamento e viagens também se destacam ao terem as vendas impulsionadas por meio do marketing de influência. 

“Pensar no influenciador de forma estratégica, alocando criadores de conteúdo no início do funil, por exemplo, para educar seu consumidor, garante uma jornada mais fluida do cliente, que chega ao último clique sem dúvidas de que está fazendo um bom negócio”, afirma Evelin. 

Estímulos no fim do funil de vendas, como cashback e programas de pontuação para fidelizar o cliente, são outras dicas da executiva. Mas, segundo ela, essa prática também funciona no meio de funil, pois pode influenciar positivamente o consumidor no momento em que ele compara e analisa o produto em relação à concorrência. “Logo, a conversão é gerada por aquele que apresenta maiores benefícios, a exemplo do cashback ou de um push que diminui o tempo de conversão”, diz Evelin. 

Para 2023, uma pesquisa realizada pela Méliuz apontou aumento significativo nas intenções de compra para a Black Friday. Segundo o estudo, os consumidores pretendem gastar 62% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma outra pesquisa realizada pela MField prevê um ticket médio entre R$ 151 e R$ 300 para 25% dos consumidores brasileiros durante o período promocional desse ano. E um estudo da Confi.Neotrust estima uma alta generosa no consumo para a data, uma vez que 32% dos respondentes pretendem gastar mais de 1.000 reais nas compras desse ano, o que representa alta de 62% em relação a 2022.

Sobre a Rakuten Advertising

A Rakuten Advertising conecta agências, marcas e afiliados líderes a consumidores ativos e engajados em todo o mundo. Com acesso às diversas propriedades de mídia e públicos da Rakuten, combinados com uma rede de performance premiada e proprietária de insights de consumidores, a Rakuten Advertising cria as condições certas para alcançar novos clientes e manter uma lealdade duradoura. Sua base de tecnologia avançada, dados e serviços estratégicos posiciona a Rakuten Advertising para oferecer um conjunto diferenciado de soluções de marketing e publicidade, ao mesmo tempo em que impulsiona continuamente o setor. Mais informações: rakutenadvertising.com/pt-br

Sobre o Rakuten Group, Inc.

Rakuten Group, Inc. é uma das principais empresas de serviços de internet do mundo. Sua missão é contribuir com a sociedade criando valor por meio da inovação e do empreendedorismo e prestando 

serviços de alta qualidade que ajudam no crescimento dos usuários e parceiros. Hoje sua cartela de clientes soma mais de 70 empresas abrangendo e-commerce, conteúdo digital, comunicações, fintech e esportes profissionais. Mais informações: global.rakuten.com/corp