São 5.813 indígenas em Brasília. Número representa 0,34% da população indígena do Brasil.
O Distrito Federal é a segunda unidade da federação com menor quantidade de pessoas indígenas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, a população da capital tem 5.813 indígenas.
Esse quantitativo representa 0,34% da população indígena do Brasil e apresentou queda desde o último censo (veja detalhes abaixo). A menor população indígena foi encontrada em Sergipe, com 4.708 pessoas. Já a terceira menor está no Piauí, com 7.198 indígenas.
Desde 1991, os povos indígenas do país passaram a ser pesquisados pelo IBGE, com base na identificação dos respondentes que se classificam como “indígena”.
População menor
No último censo, em 2010, a população indígena residente na capital federal era de 6.128 pessoas. Atualmente, essa população representa 0,21% dos residentes da capital, mostrando uma queda de 0,03% no número de indígenas.
Segundo a Constituição Federal de 1988, as Terras Indígenas são “territórios de ocupação tradicional”, bens da União, sendo reconhecidos aos indígenas a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. No DF não foi levantada nenhuma terra indígena declarada ou legalmente instituída.
Por esta razão, os 5.813 indígenas residentes do DF são classificados como residentes fora de terras indígenas. A pesquisa mostrou que o DF é a unidade da federação com menor percentual de moradores indígenas em domicílios particulares permanentes, ocupados com pelo menos um morador indígena.